Por que a Terra tem estações?

Estações do ano ocorrem por especificidades da Terradeposito via boleto bet365relação ao Sol

Foto: João Bidu

As quatro estações

Primavera, verão, outono e inverno ocorrem não apenas para mudar as paisagens, mas por influência da astronomia, de acordo com as movimentações do planetadeposito via boleto bet365torno do astro-rei.

Foto: Canaltech

365 dias de rotação

O movimento do planeta Terradeposito via boleto bet365torno do Sol, dura um ano. Esse movimento é chamado de translação e adeposito via boleto bet365principal consequência é a mudança das estações do ano.

Foto: Canaltech

Inclinação da Terra

As estações do ano acontecem devido à inclinação da Terradeposito via boleto bet365relação ao Sol. Se o nosso planeta não se inclinassedeposito via boleto bet365seu eixo, não existiriam as estações.

Foto: Poder360

Dias longos de um lado, mais curtosdeposito via boleto bet365outro

"Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta Terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos", disse a Fiocruzdeposito via boleto bet365um artigo.

Foto: Flipar

Posição dos raios solares

As estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terradeposito via boleto bet365relação ao Sol. Quando o Polo Norte se inclinadeposito via boleto bet365direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão.

Foto: Flipar

Cada região com um extremo

Seis meses depois, a Terra percorreu metade dedeposito via boleto bet365órbita. Então, o Polo Sul ficadeposito via boleto bet365ângulo na posição do Sol. "É verão na Austrália e faz frio na América do Norte", exemplifica a Fiocruz.

Foto: Flipar

Por que a Terra giradeposito via boleto bet365torno do Sol e não o inverso?

Antes de ir, te convidamos a conferir mais conteúdo de astronomia! Vem ver:

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: BBC News Brasil