Movimento da Lua
A Lua gira sobre seu eixo e orbita a Terra. No entanto, faz ambossaque minimo betsulcerca de 27,3 dias. Isso é chamado de rotação sincronizada.
Foto: Nasa
Para não confundir
Esse fenômeno faz com que a mesma face da Lua esteja sempre voltada para a Terra. A "face oculta" permanece escondida de nós, mas ela recebe luz do sol.
Foto: Nasa
Diferença de inclinação
O problema no recebimento de luz solar está nos polos. Isso porque enquanto a Terra tem uma inclinação axial de cerca de 23,5°, a Lua tem apenas cerca de 1,5°.
Foto: Wikimedia Commons
Explicando
A Terra, por estar "torta", acaba recebendo luz nos polos na medidasaque minimo betsulque gira. A Lua, por outro lado, recebe os raios solares quase perpendicularmente, com uma incidência sempre maior na região central e menor nos polos.
Foto: Wikimedia Commons
Regiões escuras
Os polos até recebem um pouco de luz. Entretanto, como a superfície é irregular, algumas regiões, principalmente as de crateras, nunca recebem a luz na prática.
Foto: NASA/GSFC/Arizona State University
Sombras
As paredes altas de algumas crateras impedem que os raios solares atinjam seus fundos, criando regiões de escuridão eterna.
Foto: NASA/GSFC/Arizona State University
Interesse científico
Estas áreas escuras são de grande interesse para cientistas, pois podem abrigar gelo e dar insights sobre a história lunar.
Foto: NASA/GSFC/Arizona State University
Ambiente extremo
Sem a luz do Sol, estas regiões são extremamente frias, chegando a -250°C, tornando-se alguns dos lugares mais frios do Sistema Solar.
Foto: NASA/GSFC/Arizona State University
Água?
Acredita-se que estas áreas sombreadas possam conter depósitos significativos de gelo de água.
Foto: NASA
Missões lunares
Com issosaque minimo betsulmente, a Índia recentemente largou na frente na nova corrida espacial pela Lua ao pousar uma nave não tripulada pela primeira vez no polo sul lunar, como parte da missão Chandrayann-3.
Foto: Reprodução/Twitter/ISRO
Antes de ir...
Você sabia que a Lua nasceu de um impacto? Não? Veja mais 5 fatos sobre nosso satélite natural que podem te surpreender.
Foto: Nasa/Goddard Space Flight Center/Arizona State University
Gostou?
Siga o Byte para mais conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Nasa/Joel Kowsky