Por que o boi Nelore é tão caro?
Raça Nelore representa mais de 80% do rebanho do Brasil
Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo
Origem
Derivada da espécie indiana Ongole, o Nelore apareceu no Brasil no século 19 e passou por constante melhoramento genético ao longo dos anos. Hoje, é a raça preferida dos produtores rurais.
Foto: Reprodução/Instagram/@neloremaramoveis
Características
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), cita que a raça é muito resistente ao calor brasileiro por ter a superfície corporal maiorrodadas grátis sem depositorelação ao corpo, além de ter mais glândulas sudoríparas e apresentar um metabolismo lento, o que gera menos calor.
Foto: Estadão Conteúdo
Poucas zoonoses
Se estão expostos a temperaturas mais altas, a pele produz uma substância oleosa que funciona como repelente para insetos e parasitas, diminuindo a ocorrência de zoonoses. Uma curiosidade: tem temperamento ativo e dócil
Foto: Forbes
Estrutura
Seus ossos são fortes, leves e robustos, o que lhe traz um aspecto sadio e vigoroso. Tem uma musculatura compacta e bem distribuída, tornando-os ideais para a pecuária de corte.
Foto: Forbes
Por que ele domina no Brasil?
Alguns motivos são: pelagem que suporta o forte calor, resistência a diversos climas, robustez, eficiência reprodutiva e qualidade da carne
Foto: Forbes
Valores
Todas essas características fazem do Nelore um gado valioso. Em 2022, uma vaca Nelore brasileira bateu recorde e foi avaliadarodadas grátis sem depositomilhões de reais.
Foto: Forbes
Em 2023
A vaca Viatina-19 FIV Mara Móveis alcançou o recorde mundial de preços da raça Nelore. Um terço dela foi vendidorodadas grátis sem depositoum leilão por R$ 6,99 milhões. A estimativa é que a vaca inteira esteja avaliadarodadas grátis sem depositoR$ 21 milhões. Em leilões de animais de muito valor, é comum só uma parte ser comprada.
Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo
Antes de ir
Conheça o boi que é tão alto quanto um jogador de basquete!
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!