Sputnik-1
No dia 4 de janeiro de 1958 um incêndio marcou o fim da aventura do Sputnik-1, o primeiro satélite artificial a orbitarmrjack bet baixar apptorno da Terra.
Foto: Ansa
Anos 1950
A missão foi lançada pela extinta União Soviética da base de Baikonur, no dia 4 de outubro de 1957.
Foto: AP en español
Características
O Sputnik, cujo nome significa "companheiro de viagem", era uma pequena esfera de metal polido, de 58 centímetros de diâmetro, feita de uma liga de alumínio e equipada com quatro longas antenas. Pesava 83 quilos.
Foto: Wikipedia Commons
Estrutura
Dentro dele foram abrigados dois transmissores de rádio da potência de 1 Watt, que operavammrjack bet baixar appduas frequências diferentes e emitiam os dois sinais com duração de 0,3 segundos. Esses sinais "beep" podiam ser sintonizados por qualquer rádio.
Foto: BBC News Brasil
Fez história
Mesmo sendo muito simples, o Sputnik foi um marco na ciência. Ele deu aos cientistas valiosas informações sobre a densidade da atmosfera e a ionosfera.
Foto: Poder360
22 diasmrjack bet baixar appórbita
O satélite orbitou a terra por 22 dias, até que no dia 26 de outubro de 1957, acabaram as baterias. No entanto, o Sputnik só foi destruído no dia 4 de janeiro de 1958, quando o satélite deixou a órbita da Terra e depois mergulhou na atmosfera terrestre.
Foto: BBC News Brasil
Sputnik-2
Em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika era enviada ao espaço a bordo da Sputnik II, morrendo entre cinco e sete horas depois do lançamento, muito antes do esperado pela equipe russa. A missão deu sequência à Sputnik-1; vem entender.
Foto: Terra Networks México S.A. de C.V.
Siga Byte!
Inovação, ciência, história e tecnologia: você confere isso e muito mais acompanhando o portal Byte, do Terra.