Como Sophie Charlotte se preparou para viver protagonista cega

Atriz interpreta Maírabest360 aposta"Todas as Flores"

Foto: ePipoca

Parceria

A jornalista e assistente de direção da novela Nathalia Santos é cega e foi uma das figuras mais citadas por Sophie durante as entrevistas de lançamento da trama como uma referência para a construção da personagem.

Foto: Reprodução Instagram

Desafios

Em entrevista para a "Vogue Brasil", a atriz afirmou: "A maior dificuldade é o entendimento sobre essa condição, existem muitos estigmas, conceitos muitos simples, estereótipos da deficiência visual. Então desconstruir esse entendimento e levantar novos pilares possíveis para essa história tem sido muito potente".

Foto: RD1

Anticapacitista

“Consegui entender, nessa prática, a importância de nós, pessoas que não convivem com a deficiência, na luta anticapacitista no mundo”, explicou Sophie durante a coletiva de imprensa da novela.

Foto: Elas no Tapete Vermelho

Anticapacitismo

Sophie recebeu elogios por parte da comunidade PCD. "Ela fala do papel dela na luta anticapacitista, o espaço que ela, enquanto pessoa SEM deficiência, tem. Apesar de ser Cripface, desejo todo o sucesso à Sophie Charlotte nesse papel", afirmou a modelo e influenciadora Zannandra Fernandez.

Foto: Reprodução Tweet

Para além da deficiência

Na hora de construir a personagem, Sophie afirmou que para ela foi fundamental “entender essa deficiência como uma condição que ela (Maíra) convive, mas não a define exclusivamente”.

Foto: Elas no Tapete Vermelho

Acessibilidade

Em 29 de julho Sophie postou um vídeo com imagens do processo de gravação da novela e fez uma legenda acessível. "Como é a primeira vez que faço a legenda descritiva, desculpem a falta de prática! Rsss vou pegando o jeito", escreveu. Desde então, praticamente todas suas postagens contam com acessibilidade.

Foto: Reprodução Instagram

Perfume

Para criar a personagem, Sophie também criou uma fragrância. “Faço misturinhas de perfumes e, [para] cada personagem meu, uso um cheiro específico. Já virou mania. O olfato leva a gente a outros mundos. Nos remete a um campo de memória forte. O cheiro nos traz muitas lembranças. Já começo a usar o perfume na preparação do personagem”, explicoubest360 apostaentrevista para o Yahoo.

Foto: Reprodução Instagram

Expectativas

"A novela pode ajudar [a diminuir] todos os estigmas e estereótipos que a gente como sociedade ainda repercute na nossa imaginação e que precisa começar a quebrar," afirmou Sophie, esperançosa, no lançamento.

Foto: SpinOff

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Instagram