Conheça a verdadeira história das bruxas de Salem

Entenda como o patriarcado ajudou para que mulheres fossem julgadas e condenadas à morte

Foto: Reprodução/Thomas Satterwhite Noble

O começo

Tudo começou quando a filha de 9 anos de Samuel Parris, o Reverendo de Salem, e outras duas meninas adoeceram7games aplicativo para baixar no celularfevereiro de 1962. Elas diziam sentir picadas de insetos e gritavam de dor.

Foto: Reprodução

Acusadas

Diante da pressão, as meninas acusaram três mulheres: Tibuta, uma escrava, Sarah Osborne, uma pobre idosa que não costumava ir à Igreja, e Sarah Good, uma mendiga. Todas pertencentes ao nível mais baixo da escala social.

Foto: Reprodução/John Whetton Ehninger

O julgamento

No dia 19 de agosto de 1962, conhecido como o julgamento das Bruxas de Salem, duzentas pessoas foram acusadas (até uma garotinha de 4 anos!) ou presas e vinte condenadas à morte7games aplicativo para baixar no celularMassachusetts (EUA).

Foto: Reprodução

Motivos

Mulheres consideradas bruxas entendiam de plantas medicinais para curar doenças e por isso gozavam de grande poder social. Muitas tinham outras religiões.

Foto: Reprodução/Henry Wadsworth Longfellow

Guerra misógina

As mulheres acusadas iam contra os costumes da época, viviam de maneira livre e mostravam os seus conhecimentos. A caça às bruxas foi uma maneira de destruir o poder social que essas mulheres tinham e manter o poder da Igreja, as punindo.

Foto: Reprodução/Tompkins Harrison Matteson

Opressão

A intenção da caça às bruxas era deter mulheres que cada vez mais estavam adquirindo poder na sociedade, expandindo a7games aplicativo para baixar no celularárea de atuação7games aplicativo para baixar no celularsuas comunidades e conseguindo mais liberdade.

Foto: Reprodução/Howard Pyle

Vítimas do patriarcado

As mulheres afrontavam o patriarcado e o poder da Igreja através de seus conhecimentos e por não estarem seguindo os comportamentos esperados de acordo com aquela época. Por isso sofreram acusações.

Foto: Reprodução/Thomkins H. Matteson

Capitalismo

Em meio a tudo o que estava acontecendo, o capitalismo trouxe escassez para essas mulheres com condições de trabalho precárias e outras formas de exploração como salários mais baixos que o normal.

Foto: Reprodução/Howard Pyle

Hoje

Em termos de opressão e preconceito, há muitas semelhanças a atualidade. As mulheres ainda são discriminadas por quererem direitos iguais e lutarem por eles, fazendo então com que continuem sendo vítimas do patriarcado.

Foto: Reprodução/Walter MacEwen

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Frank O. Small