Enem 2024: 7 filmes que podem te ajudar na preparação para a prova

Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Reta final de estudos

Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo Brasil colocarão à provajogar show ball gratis playbondspreparação. E alguns filmes podem ser aliados nessa reta final! Confira dicas dos professores Candice Almeida, de redação, e Eduardo Lopes, de geografia, ambos da Rede de Colégios Positivo.

Foto: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Guerra Civil (2024)

Ambientadojogar show ball gratis playbondsuma sociedade distópica, o filme critica a polarização política e social, e as consequências da fragmentação e do discurso de ódio. O professor destaca que a obra ajuda a refletir sobre desinformação, manipulação de informações e autoritarismo.

Foto: Divulgação/A24

Oppenheimer (2023)

Vencedora do Oscar de 2024, a narrativa é situada durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, e levanta debates sobre questões éticas e morais no uso da ciência e da tecnologia, dilemas enfrentados pelo físico Robert Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan.

Foto: Divulgação

Resistência (2023)

A distopia explora a relação entre humanos e inteligências artificiais, além da desumanização da tecnologia e uma sociedade hipercontrolada. Para Eduardo Lopes, esta é uma fonte para discussões sobre o impacto da IA e como impacta na autonomia humana.

Foto: Divulgação

Marighella (2019)

A partir da história do guerrilheiro Carlos Marighella durante a ditadura militar no Brasil, o filme discute resistência política, repressão e censura. É uma alternativa para estudar os desafios enfrentados pela democracia.

Foto: Divulgação

M8 — Quando a Morte Socorre a Vida (2020)

O drama aborda o racismo estrutural e a desigualdade social, a partir da trajetória de um jovem negro que ingressa na faculdade de Medicina. O filme discute a vivência de negrosjogar show ball gratis playbondsespaços elitizados e o impacto das cotas.

Foto: Divulgação

Que Horas Ela Volta? (2015)

A professora Candice Almeida sugere este filme nacional como fonte de discussões sobre desigualdade socioeconômica e hierarquias sociais no Brasil. Além do acesso à educação, a obra aborda barreiras sociais e o paternalismo nas relações entre patrões e empregados.

Foto: Divulgação

Invictus (2009)

O filme ambienta a África do Sul no período pós-apartheid e destacando como Nelson Mandela utilizou o rugby como uma ferramenta para promover a reconciliação entre brancos e negros. Segundo Eduardo Lopes, a obra amplia repertório para tratar temas como igualdade racial.

Foto: Divulgação

Acompanhe Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação/MEC