Tipuana: conheça árvore que pode ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

Planta é comum na cidade de São Paulo

Foto: Getty Images

Adaptação

Tornar as cidades mais resilientes às mudanças climáticaszebet joueur blessécurso, protegendo os cidadãos e a infraestrutura local, é um desafio político, econômico e social a ser enfrentandozebet joueur blessétodo o mundo. A boa notícia é que pesquisadores da USP descobriram uma árvore que pode ajudar a enfrentar os impactos dessas mudanças.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Pesquisa

Segundo o estudo publicado na revista Urban Climate, a tipuana (Tipuana tipu), que é uma das três principais espécies de árvores presentes na cidade de São Paulo, apresentou mais tolerância para secas extremas. Isso pode contribuir para a resiliência dos espaços urbanos.

Foto: Getty Images

Calor

Cidades mais arborizadas ajudam a reduzir os efeitos das ilhas de calor. A falta de vegetação reduz a sombra e a evapotranspiração, processo no qual as plantas liberam vapor d'água e ajuda a resfriar o ambiente. Além disso, as áreas verdes têm o solo permeável, e podem absorver a água das chuvas, diferentemente do asfalto e concreto, impermeáveis, e de alta retenção e absorção do calor.

Foto: Estadão Conteúdo

Resiliência

"Precisamos de cidades cada vez mais resilientes. E uma das ferramentas para isso é a arborização urbana. Temos de ser pragmáticoszebet joueur blesséalguns momentos e devemos escolher espécies capazes de responder bem a eventos extremos, para não perdermos a provisão de serviços ecossistêmicos", afirmou o professor Giuliano Locosselli, da USP,zebet joueur blesséentrevista à Agência Fapesp.

Foto: Estadão Conteúdo

Características

A tipuana, que também é conhecida como, Amendoim-acácia é uma árvore originária da Argentina e Bolívia. No Brasil, ela é mais usada no paisagismo de cidades como São Paulo e Porto Alegre. Esta é uma árvore robusta, com tronco acinzentado, copa ampla e densa, capaz de gerar confortável sombra, e pode atingir até 12 metros de altura.

Foto: Reprodução

Flores

A floração acontece no final do inverno e na primavera, quando surgem flores alaranjadas com uma pequena mancha marrom na base.

Foto: Reprodução

Ativo

Para Locosselli, a tipuana"é um é um ativo para São Paulo. "Por isso, ter um olhar negativo sobre as espécies exóticas é precipitado. Estamos mostrando que essas espécies podem, sim, compor a biodiversidade urbana. Ter a tipuana na cidade é uma grande vantagem", explicou.

Foto: Reprodução

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images