Arsênico: o que você precisa saber sobre o maior contaminante de água potável
Elemento ficou conhecido como 'veneno dos reis'
Foto: Reprodução | Wafer World
Maior contaminante da água
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o arsênico inorgânico é considerado o 'maior contaminante químico de água potável'. Mas afinal, o que se sabe sobre ele?
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens
O que é?
O arsênico é o nome popular do trióxido de arsênio, um dos compostos do arsênio (As), que é um metalóide e pertence ao grupo 15 da tabela periódica.
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens
Como se parece?
Segundo o professor Mario Julio, de microbiologia, o arsênico pode ser sólido, cristalino ou cinza-prateado. Quando exposto ao ar, ele perde o brilho, fica amorfo e mais escuro.
Foto: Reprodução | Wafer World
Qualbét365história?
Há registros sobre o conhecimento do arsênico desde o século 4 a.C. A descoberta é atribuída ao alemão Albertus Magnus, que era pesquisador, filósofo e teólogo.
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens
Como ficou conhecido?
Ao longo do tempo, descobriram que, além de natural, o arsênico podia ser incolor e inodoro, propriedades ideais para envenenamento. O químico, então, ficou famoso como "veneno dos reis".
Foto: MUV Films
O que causa no corpo?
Segundo Mario Julio, o composto pode afetar os sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso, provocando perfuração do septo, rouquidão, insuficiência pulmonar e tosse.
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens
Para o que é utilizado?
Atualmente, o arsênico é usado para fusão de metais, processos de soldagens, fabricação de munição, placas de chumbo e baterias. Como arsenito, vira herbicida; já como arsenato, inseticida.
Foto: Jay Rembert / Unsplash
Exemplo dos efeitos…
Em 2024, mulheres peruanas denunciaram contaminação por arsênico via água encanada. Elas morambét365área de mineração e temem adoecer e não conseguir amamentar os filhos.
Foto: freepik
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Reprodução | Wafer World