Lixo vs. tempo de decomposição
A produção de lixotodos resultados da quina as loteriasexcesso continua preocupandotodos resultados da quina as loteriastodo o planeta, já que há materiais que demoram muito para se decompor. Por isso, o Terra traz a seguir o tempo que leva para alguns dos principais itens se decomporem de vez, segundo informações são da Fiocruz.
Foto: Freepik
Jornais
Se não for incinerado, o jornal pode levar entre 2 a 6 semanas para se decompor totalmente.
Foto: Freepik
Embalagens de papel
Pediu delivery? A melhor opção é que o restaurante use papel para embalar o prato. Ainda assim, ele pode levar até 6 meses para se decompor.
Foto: Freepik
Pontas de cigarros
95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, um composto orgânico de difícil degradação. Com isso, podem levar até 2 anos de decomposição.
Foto: Freepik
Chiclete
Ainda que demore cerca de 5 anos para se decompor, o ideal, depois que mascamos chiclete, é jogá-lo no lixo. Se jogada no asfalto, a goma adere à superfície e uma quantidade imensa de água e solventes químicos é usada para a limpeza.
Foto: Freepik
Latas de alumínio
Mesmo demorando entre 200 e 500 anos para se decompor, as latinhas são alguns dos itens com melhor potencial para ser reciclável.
Foto: Freepik
Plásticos
450 anos para sumir: os decompositores têm dificuldade para quebrar as moléculas complexas do materialtodos resultados da quina as loteriaspartes menores, o que faz a decomposição demorar tudo isso.
Foto: Freepik
Fralda descartável comum
Também levando 450 anos para se decompor, as fraldas descartáveis vêm sendo alvo de polêmicas recentes:todos resultados da quina as loteriasmédia, seis mil unidades são usadas e descartadas nos três primeiros anos de vida da criança.
Foto: Freepik
Vidro
Campeão no ranking dos materiais mais demorados para se recompor, com 1 milhão de anos de demora, o vidro precisa ser pensado como uma opção de reaproveitamento.
Foto: Freepik
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Freepik