Escova progressiva na berlinda

Proteste analisou 12 lotes de produtos; veja os resultados

Foto: iStock

Escova na lupa

A Proteste analisou 12 lotes de escovas progressivas e o resultado não é nada bom para o setor. Mas, antes, entenda o processo de avaliação da entidade.

Foto: Markus Winkler/ Unsplash

O que a Proteste faz?

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor tem, entre suas atribuições, o teste independente de produtos e serviços.

Foto: Pixabay

Formol

12 lotes de escovas progressivas foram testados e o resultado mostrou que 7 deles apresentam taxas elevadas de formol (acima de 0,2%). A substância provoca danos ao fio e ao couro cabeludo, como dermatites.

Foto: iStock

Infração

O formol foi encontrado nos lotes da Fox (Gloss), G. Hair (Fórmula Original Alemã), G. Hair (Marroquina), Madamelis (Ultimate), Maria Escandalosa (Bonequinha), Portier (Exclusive) e Zap (Me Leva Black).

Foto: iStock

Conteúdo oculto

As marcas vendem os produtos como ativador capilar, máscara capilar, máscara hidratante, termo-redutor orgânico, gloss alisante, máscara de tratamento e realinhamento capilar.

Foto: Adam Winger/ Unsplash

Eliminados

Além disso, os lotes de G. Hair (Marroquina), Probelle (Smooth Infusion) e Prohall (Select One) foram eliminados por não terem número de processo ativo, o que impediria a venda.

Foto: iStock

Outros critérios

A Proteste também avaliou a declaração de presença de formaldeído nos rótulos, o que não foi encontradoeuro win historico double5 lotes.

Foto: Engin_Akyurt/ Pixabay

Ação judicial

Como isso desobedece a regulamentação vigente, a Proteste ingressou com ações civis públicas, solicitando a retirada de seus produtos do mercado.

Foto: Tingey Injury Law Firm/ Unsplash

Suspensos

Quatro pedidos já foram acatados e os produtos da Portier (Lote PECS000410), G. Hair - Fórmula Alemã (Lote 17664), G. Hair - Marroquina (Lote 17027) e Maria Escandalosa (Lote 040) devem ser recolhidos.

Foto: Baylee Gramling/ Unsplash

Aprovadas?

No total, dos 12 lotes, apenas três foram aprovados: Forever Liss (Semi Definitiva Zero), Portier (Unique) e Let me Be.

Foto: iStock

Qualidade ruim

Mas nem essas marcas podem comemorar. Foram classificadas apenas como "aceitáveis" e com "baixa qualidade".

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Liubov Ilchuk/ Unsplash