Até mesmo corridas curtas diminuem o risco de doenças

Está sem tempo para percorrer grandes distâncias? Sem problema!

Foto: PeopleImages

O que a ciência diz

Inúmeros estudos demonstram que correr faz bem para a saúde física e mental de seus praticantes. Pesquisas também mostram que corredores tendem a viver mais, com menos risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Foto: millann

Nada muito longo

Mas engana-se quem pensa que apenas corredores de maratona colhem desses benefícios. Há fortes evidências de que percorrer distâncias curtas ocasionam melhoras significativas para a longevidade e para a saúde mental.

Foto: PeopleImages

Menor mortalidade

“Descobrimos que correr algo como uma corrida de três quilômetros algumas vezes por semana proporciona praticamente todos os benefícios da corridanovibet trabalhe conoscotermos de menor mortalidade”, declarou James H. O'Keefe, diretor de prevenção, cardiologia no St. Luke's Mid America Heart Institute,novibet trabalhe conoscoentrevista ao New York Times.

Foto: Jay Yuno

Provas

Em um estudo com cerca de 5.000 pessoas entre 20 e 92 anos, Dr. O’Keefe descobriu que as pessoas que corriam entre 1 e 2,4 horas por semana,novibet trabalhe conoscouma velocidade lenta ounovibet trabalhe conoscoritmo moderado, registraram maior redução na taxa de mortalidade quando comparado aos não corredores.

Foto: shapecharge

E mais provas

Outra pesquisa feita com mais de 55 mil americanos entre 18 e 100 anos mostrou que correr de 5 a 10 minutos por dianovibet trabalhe conoscoritmo lento estava associado a “riscos significativamente reduzidos” para todas as causas de morte.

Foto: zamrznutitonovi

Mas por quê?

Os benefícios da corrida estão relacionados a um grupo de moléculas que se chamam exercinas e possuem importante papel na cognição, no metabolismo lipídico e glicídico, na formação óssea, na função da célula endotelial, na hipertrofia muscular, etc.

Foto: PeopleImages

Saúde mental

Além disso, correr traz diversos benefícios para a saúde mental. Adultos que praticam cerca de 2,5 horas de atividade física moderada por semana apresentam um risco 25% menor de depressão.

Foto: Alex Liew

Importa, sim

Aqueles que fizeram apenas metade das 2,5 horas semanais, tinham um risco 18% menor de depressão.

Foto: Mina3686

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: luza studios