x2 na betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Blue Origin, empresa espacial criada pelo bilionário Jeff Bezos no ano 2000, adiou o lançamento inaugural do New Glenn, seu foguete de 98 metros de altura. O voo, que deveria acontecer às 3h da madrugada (horário de Brasília) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, foi interrompido devido a problemas técnicos.
Durante a transmissão ao vivo, a equipe da Blue Origin informou que "anomalias" no foguete estavam sendo analisadas. Esse termo é comum no setor aeroespacial para descrever questões técnicas que precisam ser resolvidas antes de prosseguir com o lançamento. Contudo, a empresa não detalhou quais foram os problemas identificados.
Publicidade
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Optamos por suspender a tentativa de hoje para corrigir uma questão no subsistema do veículo”, explicou Ariane Cornell, vice-presidente de sistemas espaciais da companhia. Ela também informou que o próximo passo será o esvaziamento dos tanques de combustível do New Glenn, que foram preenchidos com propelentes — entre eles metano líquido, hidrogênio e oxigênio — ainda na noite de domingo (12).
A contagem regressiva chegou a ser reduzida para menos de 10 minutos antes da decolagem nesta segunda-feira (13), mas a Blue Origin decidiu adicionar mais tempo para tentar resolver as questões pendentes. Apesar dos esforços da equipe, os problemas persistiram, e a janela de lançamento, que se encerrava às 6h, foi perdida.
A empresa ainda não anunciou uma nova data para a tentativa de lançamento. Segundo Cornell, a equipe irá avaliar quais serão os próximos passos durante esse intervalo e usará o tempo para ajustar e testar o sistema.
Um marco para a Blue Origin
Publicidade