telegram poker-Por que Marte perdeutelegram pokerágua e acabou não ficando parecido com a Terra

telegram poker

Estima-se que há milhões de anos a superfície do planeta vermelho estava tão coberta de água quanto o nosso; o que aconteceu?
27 dez 2017 - 07h56
(atualizado às 09h10)
Superfície de Marte é árida e inóspita | Foto: NASA/JPL/Universidad de Cornell
Superfície de Marte é árida e inóspita | Foto: NASA/JPL/Universidad de Cornell
Foto: BBC News Brasil

telegram poker de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Embora a superfície de Marte seja hoje árida e inóspita, há bilhões de anos provavelmente estava tão coberta de água quanto a Terra.

O que provocou o desaparecimento deste recurso crucial para o desenvolvimento da vida?

Publicidade

Uma das teorias vigentes é de que a água sumiu do planeta vermelho quando ele perdeu o campo magnético que o protegia dos ventos solares.

No entanto, um estudo recente feito por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que a perda do campo magnético não permite explicar o desaparecimento de toda a água que existia no planeta.

O resto, segundo a pesquisa, foi absorvido pelas rochas de basalto, que podem retertelegram pokerseu interior aproximadamente 25% mais água que as pedras do mesmo tipo na Terra, já que são ricastelegram pokeróxido de ferro.

Este processo foi tão intenso que é estimado que a crosta do planeta tenha consumido um oceano de mais de 3 km de profundidade.

Publicidade

Processo irreversível

Os pesquisadores da Universidade de Oxford chegaram a essa conclusão após calcular quanta água era possível de eliminar da superfície do planeta pela interação do líquido com os minerais das rochas.

A água desapareceu há milhões de anos | Ilustração: Jon Wade e James Moore/Universidade de Oxford
Foto: BBC News Brasil

O cálculo incluiu também fatores como a temperatura das pedras e a pressão atmosférica. Os resultados mostram que as rochas levaram grande parte da água da superfície para o interior do planeta.

Depois de absorvida, a água não pode ressurgir, porque as rochas basálticas não funcionam exatamente como uma esponja: elas quebram as moléculas, absorvendo apenas o oxigênio, enquanto o hidrogênio se espalha pelo espaço.

Essas rochas então se afundaram no manto (camada logo abaixo da superfície, assim como na Terra), deixando o planeta seco, sem a possibilidade de abrigar vida.

Publicidade

Diferenças sutis, mas importantes

Por que a Terra não passou por um processo parecido?

Segundo os pesquisadores de um estudo publicado na última edição da revista Nature, "Marte é um planeta muito menor que a Terra, com um perfil de temperatura diferente e uma quantidade maior de ferrotelegram pokerseu manto".

"São diferenças sutis, mas podem ter um efeito significativo, que aumenta com o tempo", diz o paper.

Esses fatores permitiram que a superfície de Marte fosse mais reativa à água que a nossa, possibilitando a formação de minerais que absorveram água e se afundaram para o interior do manto.

Já na Terra,telegram pokerseus primeiros anos de formação, as rochas hidratadas tendiam a flutuar até se desidratarem.

Veja também

Entrevista: Neymar se vê mais "cascudo" às vésperas da Copa
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. jogos de caça níqueis de temática brasileira
  2. apk betway app
  3. pin up online casino

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações