aposta de futebol na blaze de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A deputada estadual Renata Souza, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Rio de Janeiro, denunciouaposta de futebol na blazesuas redes sociais que foi vítima de racismo algorítmico. No último dia 9, ela prestou depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio.
Renata utilizou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para gerar uma imagemaposta de futebol na blazecomo animação da Pixar, mas o algoritmo a retratou como uma mulher negra segurando uma armaaposta de futebol na blazeuma favela.
PublicidadeO Bing Chat, da Microsoft, foi o responsável pela criação e usa tecnologia de IA generativa do DALL-E, da OpenAI para gerar as animações.
Denúncia
Em suas redes sociais, Renata expressouaposta de futebol na blazeindignação: “Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência? O que leva essa “desinteligência artificial” a associar o meu corpo, a minha identidade, com uma arma?”, questinou.
Racismo algorítmico!
Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão. A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de… pic.twitter.com/Eq84l9gBbU
— Renata Souza (@renatasouzario) October 26, 2023
Souza disse que a imagem é um reflexo do racismo estrutural da sociedade brasileira. Ela também criticou a falta de diversidade nos dados usados para treinar os algoritmos de IA.
O Byte procurou a Microsoft, que hospeda o robô inteligente dentro do site bing.com/create, responsável pela criação da imagem. Em nota, a emrpesa informou que está investigando o caso e que tomara medidas cabíveis.
Publicidade