pixbet original-Nasa compartilha som de buraco negro; ouça

pixbet original

Se você sempre achou que o som de um buraco negro seria coisa de ficção científica… Bem, você estava certo
22 ago 2022 - 15h18
Já é possível ouvir o "som" do buraco negro no aglomerado de galáxias de Perseu
Já é possível ouvir o "som" do buraco negro no aglomerado de galáxias de Perseu
Foto: NASA

pixbet original de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Provavelmente, se você começar a gritar no espaço, não será possível ouvir porque o som não se propaga no vácuo. Mas quando se trata de um buraco negro supermassivo, formado no centro de um aglomerado de galáxias, ouvi-lo se torna uma possibilidade com as ferramentas certas. Foi assim que a Nasa conseguiu captar e compartilhar o que seria o som de um buraco negro neste domingo (21).

A agência espacial dos EUA explicoupixbet originalseu Twitter que, ainda que o espaço seja majoritariamente feito de vácuo, um buraco negro é feito de tanto gás que é possível captar o som real dele.

Publicidade

O aglomerado de galáxias em questão é o de Perseu, que fica a 200 milhões de anos-luz de distância da Terra. Os dados coletados vêm do Observatório de Raios-X Chandra da Nasa. Você pode ouvir no tuite abaixo: 

Não é o primeiro buraco negro já ouvido

Ainda que ele pareça bem sinistro, como uma trilha de filme de terror, outros buracos negros já emitiram sons mais suaves. Houve por exemplo o que fica cerca de 54 milhões de anos-luz de distância, no centro da Galáxia Messier 87, ou M87. Ouça:

Para chegar nessa faixa de áudio, foram usados dados de vários telescópios: o Observatório de Raios-X Chandra, o Telescópio Espacial Hubble e o Atacama Large Millimeter Array (ALMA) no Chile. Com eles, a Nasa mapeu os comprimentos de onda para uma série de tons audíveis e chegou ao resultado acima.

Publicidade

Mesmo antes disso, outros sons também já haviam sido demonstrados pela agência, de galáxias distantes e até mesmo de Marte. O primeiro deles foi capturadopixbet original2003, tambémpixbet originalPerseu. Na época, porém, foi informado que o ruído estavapixbet originaluma frequência abaixo da captada pela audição humana. 

Em maio deste ano, o som de 2003 foi tornado audível pela primeira vez no Observatório Chandra, como parte do programa Universo de Aprendizagem da Nasa. Na ocasião, a agência explicou: "Os astrônomos descobriram que as ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente dele, podendo ser traduzidaspixbet originaluma nota que os humanos não podem ouvir, a cerca de 57 oitavas abaixo do meio Dó” (ou seja, abaixo da quarta tecla “Dó” da esquerda para a direita,pixbet originalum piano de 88 teclas).

A Nasa reescalou os dados de sompixbet original57 e 58 oitavas acima de seu verdadeiro tom para se tornar audível para nós. Outra maneira de dizer isso é que eles estão sendo ouvidospixbet originaluma frequência 144 quatrilhões e 288 quatrilhões vezes mais alto do que a original. Agora, além de podermos ver buracos negros, também conseguimos ouvi-los. 

Fonte: Redação Byte

Fontes de referência

  1. bonus bet365 primeiro deposito
  2. site das apostas
  3. bet z8

    1. TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se