semifinal copa do mundo 2024 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu uma nova maneira de eliminar produtos químicos, considerados permanentes e potencialmente cancerígenos, frequentemente encontrados na água potável.
Chamados de "PFAS" ou "substâncias poli e per-fluoroalquil", estes poluentes são uma famiília de milhares de compostos químicos com ligações moleculares de carbono e flúor extremamente fortes, que os fazem durar por tempo quase indeterminado no ambiente. Daí o apelido de "permanentes" ou "eternos".
PublicidadeNo novo método de limpeza desenvolvido pelos cientistas, a água contaminada com os PFAS é misturada com hidrogênio e,semifinal copa do mundo 2024seguida, essa mistura é bombardeada com raios ultravioleta de alta intensidade.
O hidrogênio polariza as moléculas de água, tornando-as mais reativas, enquanto a luz acelera as reações químicas que destroem os poluentes. Com este golpe duplo, a destruição molecular das substâncias aumenta de 10% para quase 100%, quando comparada a outros métodos de tratamento de água com raios ultravioleta. Além disso, nenhum subproduto indesejado ou impureza é gerado na reação.
"Após a interação, o hidrogênio se torna água. A vantagem dessa tecnologia é que ela é muito sustentável", disse Haizhou Liu, um dos autores do artigo.
PFAS podem ser nocivos à saúde
Os PFAS passaram a ser usadossemifinal copa do mundo 2024milhares de produtos a partir da década de 40 devido àsemifinal copa do mundo 2024capacidade de resistir ao calor, à água e aos lipídios. Alguns exemplos são embalagens de papel resistentes a gordura, como sacos de pipoca de microondas, caixas de pizza e embalagens de doces.
Publicidade