realsbet pode fazer quantos saques por dia de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Por Pablo Rodrigues* - direto do Janela Internacional de Cinema de Recife
A partir da década de 1960, o Brasil, assim como outros países da América Latina, vivenciou durante vinte e um anos uma ditadura empresarial militar que se mostrou um dos momentos mais cruéis da história brasileira no século XX. Assim, é assustador ver, na atualidade, as mesmas ideias fascistas que fundamentaram a ditadura naquela época se consolidarem novamente no país, a ponto de termos pessoas pedindo por uma nova ditadura militar, outras até mesmo negando a existência desse período histórico nefasto. Em contextos como este, a arte pode exercer um papel social fundamental enquanto ferramenta de denúncia e também enquanto memória, a fim de não deixar que nosso passado seja apagado da história.
PublicidadeNesse sentido, AINDA ESTOU AQUI (2024), novo longa-metragem do aclamado cineasta Walter Salles (Central do Brasil, Abril Despedaçado), cumpre estas funções com louvor ao retratar o período da ditadura empresarial militar brasileira, mostrando-se uma poderosa ferramenta de resgate de nossa memória histórica. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a história real de Eunice Paiva (Fernanda Torres), viúva do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Melo), o qual foi preso e assassinado pela ditadura brasileira no início da década de 1970 e cujo corpo jamais foi encontrado.
Dirigido com a sensibilidade característica de seu diretor, AINDA ESTOU AQUI é mais um grande trabalho de Walter Salles. O cineasta traz uma abordagem intimista pararealsbet pode fazer quantos saques por diaobra que, diferente de outras que abordam o mesmo período histórico, o longa de Salles se diferencia por focar não nos aspectos macro do contexto retratado, mas nos impactos da ditadura numa realidade micro, neste caso, na família da protagonista e, principalmente, nela mesma.
O filme é um grande estudo de personagem, trazendo pararealsbet pode fazer quantos saques por dianarrativa uma perspectiva feminina acerca derealsbet pode fazer quantos saques por diahistória, já que acompanhamos toda a trama do ponto de vista de Eunice, ela é quem nos conduz. Nesse sentido, o ótimo roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega apresenta a protagonista como uma mulher que sofrerealsbet pode fazer quantos saques por diasilêncio, contendo suas emoções o tempo inteiro, tanto por conta do medo da violência da ditadura, como também numa tentativa de não transparecer suas angústias diante de seus filhos, a fim de amenizar o sofrimento dos mesmos. Assistindo ao longa, ficamos sempre com a sensação de que a qualquer momento haverá uma explosão de emoções por parte da personagem, o que nunca acontece. O que temos são seus silêncios angustiantes, o que cria um incômodo proposital e constante que, somado ao ritmo mais lento da montagem e aos acontecimentos da história, acaba refletindo muito bem o contexto opressor vivenciado pela protagonista erealsbet pode fazer quantos saques por diafamília.
A direção também reflete esse contexto opressorrealsbet pode fazer quantos saques por diasuas escolhas técnicas. A exemplo da fotografia, a qual inicialmente utiliza planos mais abertos e iluminados, com maior movimentação da câmera, para refletir o cotidiano feliz das personagens. Porém, quando o contexto da trama muda e a violência da ditadura se instaura na família protagonista, os planos passam a serem mais fechados, rígidos, a iluminação fica escura e com pouca movimentação de câmera.
Publicidade