paciência online grátis-MPF pede prioridade para tombar quartel onde morreu Rubens Paiva, retratadopaciência online grátis'Ainda Estou Aqui'

paciência online grátis

Ministério Público apontou demora 'injustificada' do Iphan para dar status de patrimônio histórico a antigo prédio do DOI-Codi no Rio; Instituto quer que Exército permita visita técnica para transformar quartelpaciência online grátisespaço de memória
23 jan 2025 - 22h04

paciência online grátis de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

BRASÍLIA - O Ministério Público Federal (MPF) pediu prioridade nesta terça-feira, 21, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombar o prédio onde funcionou o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) no Rio. O prédio é onde foi detido e morto o ex-deputado federal Rubens Paiva, cuja história foi retratada no filme "Ainda Estou Aqui", que concorre a três categorias da edição de 2025 do Oscar.

O MPF pediu para que o Iphan conclua, ainda neste ano, a fase de instrução do processo de tombamento de patrimônio histórico, no qual são produzidos documentos necessários para o ato administrativo. O Instituto também deve avaliar a possibilidade de um tombamento provisório, além da criação de um site institucional para a sociedade ter informações sobre o local.

Publicidade

Segundo o Ministério Público, há uma demora "injustificada e desproporcional" para a conclusão do processo de tombamento pelo Iphan, que está tramitando desde 2013. O MP também afirmou que a recomendação é importante para preservar a memória e promover a verdade sobre as perseguições ocorridas durante a ditadura militar (1964-1985).

Atualmente, o espaço onde estava instalado o DOI-Codi do Rio abriga o 1º Batalhão de Polícia do Exército do Rio. O prédio, gerido pelos militares, fica na Rua Barão de Mesquita, no bairro carioca da Tijuca.

O antigo prédio do DOI-Codi no Rio
O antigo prédio do DOI-Codi no Rio
Foto: @1oBatalhaoDePoliciaDoExercitoRj1oBPE via Facebook / Estadão

No local,paciência online grátis1971, Rubens Paiva foi detido e torturado por militares. A mulher dele, a advogada Eunice Paiva, também ficou presa no espaço por 12 dias, onde foi submetida a interrogatório por um suposto envolvimento do ex-parlamentar com o guerrilheiro Carlos Lamarca.

A recomendação do MPF ocorreu dois dias antes do filme que retrata o casal ser indicado a três categorias do Oscar. Além de "Melhor Filme" e "Melhor Filme Internacional", a atriz Fernanda Torres concorre ao prêmio de "Melhor Atriz" pela interpretação de Eunice Paiva.

Publicidade

Em nota, o Iphan afirmou que "está fazendo uma nova tentativa de avanço no processo, e aguarda a autorização do Exército para realizar a visita técnica, indispensável para a continuidade e conclusão da análise." O Instituto afirmou também que o tombamento do antigo DOI-Codi é uma das prioridades para 2025.

"O Iphan reafirma seu compromissopaciência online grátispreservar os lugares de memória, indispensáveis para a manutenção da democracia brasileira", concluiu o Instituto. O Estadão procurou o Exército Brasileiro, mas não obteve retorno.

paciência online grátis

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Fontes de referência

  1. https www f12 bet
  2. cassino rio las vegas
  3. greece euro win final

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações