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No tapete vermelho de "Red Rocket"crash game apostasCannes, nesta semana, Sean Baker dizia ao entrevistador da TV francesa: “Estou extremamente honrado. Sonho com isso há décadas... Estar na competição oficial de Cannes, sabe?”
A declaração é óbvia, mas nos traz a uma constatação: Sean de fato merecia ter concorrido à Palma com “Projeto Flórida”, seu longa anterior, que integrou a programação da Quinzena dos Realizadorescrash game apostas2017.
O filme não só saiu de Cannes como um dos melhores filmes da edição como garantiu a Willem Dafoe indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante como também deu à pequena Brooklin Prince o prêmio Critics Choice de Melhor Atuação de 2017. "Projeto Flórida" também entroucrash game apostasvárias listas internacionais com um dos deze melhores filmes do ano.
Mas o que faz da obra de Sean Baker algo tão notável? Para começar, a criatividade. Em "Tangerine", por exemplo, ele rodou um longa usando apenas aparelhos iphone. Sem contarcrash game apostascapacidade de dirigir de forma fluida, como se (quase) nada de grandioso acontecessecrash game apostastramas muito cotidianas, mas que, no fundo, trazem os grandes fatos que movem as vidas de seus personagens.
Em "Projeto Flórida", uma mãe solo que não se encaixa no modelo de “boa moça da América” tenta criarcrash game apostasfilhacrash game apostasum quarto de um budget hotel (os típicos hotéis baratos de beira de estrada) na Flórida, “nos fundos” da Disney e dos tantos sonhos artificiais criados pelo universo do parque de diversão que habitam o imaginário de milhões de crianças de todo o mundo. É no “The Magic Castle”, não por acaso todo pintado de rosa que a magia da infância de Moonee (Brooklynn Prince) encontra espaços para existircrash game apostasmeio a um cotidiano desbotado e cinzento das famílias que só entram nos castelos pela porta dos fundos.
Observação: É hilária, ainda que melancólica, a ponta que um casal de brasileiroscrash game apostaslua de mel faz, quando, por engano, fizeram a reservacrash game apostasuma espelunca e nãocrash game apostasum dos hotéis encantados. “Minha mulher é brasileira. Brasileiros adoram a Disney. Ela vem com a família desde criança”, diz o marido ao recepcionista do The Magic Castle. A obsessão brasileira pela Disney deveria de fato ser estudada.
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Projeto Flórida está disponível na Amazon Prime Video e merece ser visto e revisto.
Red Rocket e a competição oficial, finalmente!
Mas de volta a Cannes, o fato é que Baker finalmente realizou o sonho de concorrer à Palma de Ouro com “Red Rocket”, que é co-escrito pelo diretor e pelo roteirista Chris Bergoch, que também assina com Baker os roteiros de Projeto Flórida e Tangerine (2015).
O Plano Geral, que neste ano não pôde ir a Cannes por motivos de restrição de viagem de brasileiros à Europa por conta da pandemia, acompanhou a coletiva de imprensa do filme e a recepção do público ao final da première mundial (que é televisionada). E, a julgar pelas reações, mais uma vez o diretor encantoucrash game apostasplateia comcrash game apostascapacidade de criar universos tão simples e cotidianos quanto profundos.
“Red Rocket” traz mais uma trama que olha para os excluídos da América. O filme conta a história de Mickey (interpretado por Simon Rex, que é mais famoso pelas comédias), um ex-ator pornô que, ao voltar para casa no Texas depois decrash game apostascarreira afundar, tem de encarar a rejeição da vizinhança, decrash game apostasmãe ecrash game apostasex-mulher, vivida por Bree Elrod, que também trabalhou na indústria pornô.
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Desconhecidos do grande público, que mais associa Cannes e o cinema americano aos astros de The French Dispatch (de Wes Anderson), Simon e Bree surpreenderam pela atuação cativante e não surpreende se um deles levar a Palma de Ouro de atuação.
“Eu realmente queria que o público se conectasse com todos os personagens, gostando ou não gostando deles. Eu escolhi estes atores incríveis, que realmente humanizaram estes personagens. E eu sempre soube que eu estava capturando estes personagens de uma forma que eu nem mesmo tinha escrito. Meus atores trouxeram isso também”, disse Bakercrash game apostasseu tapete vermelho, pouco antes de entrar no Grande Theatrê Lumièrecrash game apostasplena tarde.
Cannes tem isso. Algumas galas ocorremcrash game apostaspleno sol, ainda à tarde, por conta da agenda lotada da sala mais prestigiada do festival, que, além dos 24 filmescrash game apostascompetição, também acolhe pré-estreias fora de competição. Havia poucos fotógrafos, nenhuma celebridade e glamour nenhum no red carpet de “Red Rocket”. O que pode parecer injusto para um diretor tão talentoso ter uma première sonhacrash game apostasCannes tão sem glamour, na verdade, revelou-se coerente com a obra de Baker. Não é pelo glamour que ele faz seu cinema, mas desta vez ele entrou no castelo de Cannes pela merecida porta da frente do Grand Palais.