brazino como funciona de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Quando Wagner Moura estreou o novo filme Sergio no Festival de Sundance, no final de janeiro, a epidemia do novo coronavírus ainda era uma ameaça que começava a dar as caras nas Américas, com tantos casos como os dedos de uma mão. Agora, três meses depois, quando o filme entra na Netflix, nesta sexta, 17, o vírus colocou o mundobrazino como funcionaisolamento social e as respostas são bem mais escassas que as perguntas.
Mas o momento não deixa de ser interessante para contar a história do diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello (1948-2003), Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, um homem que teve a história profissional marcada pela empatia, pela liderança firme e por uma preocupação genuína com as pessoas.
Publicidade"Um filme é uma comunhão entre o que o realizador quis fazer e como o público o recebe no momentobrazino como funcionaque foi lançado", reflete Wagner, por telefone, de Los Angeles. "Uma produção é a interação dela mesma com o público que a vê numa determinada situação. Nosso público será o de dentro de casa, acompanhando a pandemia, vendo o efeito das ações de lideranças globais. Espero que dentro desse contexto a figura de Sergio ilumine um pouco a situação. Ele era uma pessoa dos direitos humanos, acompanhou mais catástrofes e tragédias do que a maioria das pessoas, e sempre lidou com essas questões de maneiras muito elevadas."
O filme se baseia no livro O Homem Que Queria Salvar o Mundo - Uma Biografia de Sergio Vieira de Mello, escrito pela diplomata americana Samantha Power. Dirigido por Greg Barker, que já havia produzido o documentário biográfico Sergio (2009) para a HBO, o longa é uma ficção que se concentra nos últimos anos de vida de Sergio, como o brasileiro era mais conhecido. Interpretado por Wagner Moura, o diplomata acaba se envolvendo afetivamente com a economista Carolina Larriera (Ana de Armas), que sóbrazino como funciona2017 foi reconhecida pela Justiça brasileira comobrazino como funcionaesposa (leia entrevista com a atriz abaixo).
O filme explora também o tempo que o diplomata passou como representante especial da Administração Transitória da ONU no Timor-Leste, entre 1999 e 2002, na qual foi bem-sucedido. Antes disso, ele já havia atuado com bons resultadosbrazino como funcionamissõesbrazino como funcionapaíses como Bangladesh, Chipre, Moçambique, Líbano e Camboja. Cotado para ser o sucessor de Kofi Annan como secretário-geral da ONU, Sergio aceitou com relutância a tarefa no Iraque, e encontrou muita resistência americana para o seu trabalho.
No filme, todos os figurantes usados nas cenas passadas no Iraque eram refugiados iraquianos ou sírios. Na Tailândia, onde foram filmadas as cenas que simulam o Timor Leste, cerca de 30 timorenses participaram. "Isso foi muito interessante", diz Moura. "Na equipe de Sergio no filme, o pessoal da ONU, havia dois ou três atores iraquianos. Tem um discurso longobrazino como funcionaque ele fala sobre a importância dos serviços da organização no Iraque, para que não fossem confundidos com a coalização americana, e quando fiz isso pela primeira vez, eles ficaram mexidos, tocados. Os figurantes do Timor Leste realmente o conheciam muito, pois ele foi figura central na história do país. Para eles, ele era muito forte e para nós também. Isso acrescenta uma originalidade ao filme."
Publicidade