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No início de fevereiro, o Channel 5, do Reino Unido, exibiu uma versão retalhada de ‘Bonequinha de Luxo’ (Breakfast at Tiffany’s), filme de 1961 que imortalizou a estrela Audrey Hepburn no papel da garota de programa Holly Golightly.
Foram removidas todas as sequências do ator Mickey Rooney. Para interpretar o dono do apartamento onde a protagonista mora, ele praticou ‘yellowface’. Se fez passar por japonês com maquiagem pesada, prótese de dentes tortos e sotaque carregado.
PublicidadeO personagem Sr. Yunioshi se tornou um símbolo da maneira pejorativa e ofensiva com que orientais eram representados até pouco tempoapostas pix betproduções de Hollywood e da TV dos Estados Unidos. Um exemplo do racismo amarelo, contra asiáticosapostas pix betgeral.
Antes de morrer,apostas pix bet2014, Rooney, ganhador de dois Oscars, disse que teria atuado de maneira diferente se soubesse que ofenderia o público oriental. O diretor do filme, Blake Edwards, também reconheceu que a caracterização e a interpretação foram equivocadas.
A exclusão do Sr. Yunioshi prejudica o roteiro de ‘Bonequinha de Luxo’. Muitos cineastas, atores e críticos de cinema defendem que o clássico seja exibido na íntegra e que, no início, sempre haja um aviso para contextualizar a obraapostas pix betrelação a seu tempo de produção, destacar a inconveniência das cenas ultrajantes e ressaltar a importância de se combater o preconceito contra estereótipos raciais.
No Brasil, polêmica semelhante ocorreu com a novela das 18h ‘Sol Nascente’, da Globo,apostas pix bet2016. Sem ascendência oriental, o ator Luís Melo viveu um patriarca de origem japonesa. Ele substituiu o primeiro artista chamado para o papel, Ken Kaneko, japonês de nascimento radicado no Brasil. A comunidade nipônica protestou na imprensa pela falta de representatividade na teledramaturgia.
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