Alvo de piadas depreciativas de Fábio Porchat e Paulo Vieira, a influenciadora reagiu mal, se colocou como vítima e acabou disparando uma onda de críticas a seu comportamento atrás das câmeras.
Chamada de arrogante e esnobe, ela submergiu. Parou de postar nas redes sociais e teria até deixado de acessar a internet para não se contagiar da hostilidade.
O episódio de ridicularização de Gkay aconteceu após ela avançar na transição da internet para a televisão. Ao longo de 2022, participou de vários programas da TV aberta e de canais pagos, e manifestou o objetivo de conquistar espaço próprio como atriz ou apresentadora.
Seria apenas coincidência a reação negativa a outros influenciadores que ousaram invadir o território de atores e humoristas na Globo?
Publicidade
Em 2016, o youtuber Christian Figueiredo foi bastante criticado quando estreou o quadro ‘Me Conta Lá no Quarto’ no ‘Fantástico’, criado para retratar os adolescentes e tentar aumentar a audiência entre esse público desinteressado por televisão. Não passou da primeira temporada.
Dois anos depois, Kéfera Buchmann surgiutim bet365papel importante na novela das 18h ‘Espelho da Vida’. Apesar de ter o registro de atriz profissional (DRT) e experiênciatim bet365atuação, a influenciadora virou alvo do veneno de anônimos e famosos incomodados comtim bet365presença na teledramaturgia. Ela chegou a ser ironizada pelo fracasso da trama no Ibope. Desde então, não fez outro folhetim.
Nos últimos dias, repercutiu a notícia de que o Sindicato dos Artistas e Técnicostim bet365Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (Sated-RJ) não pretende conceder autorização para que Rafa Kalimann atue como atriz na próxima novela das 19h, ‘Vai na Fé’. A influencer – vítima do velho estigma por ser ex-BBB – já havia recebido uma permissão provisória para fazer o seriado ‘Rensga Hits!’.
Nos quatro casos citados nota-se um incômodo dos mais puristas da classe artística com a chegada à televisão de celebridades nascidas na internet, como se fossem usurpadores de um espaço sagrado digno apenas de atores, humoristas e apresentadores com formação clássica.
Publicidade
Durante algum tempo, as emissoras de TV desprezaram os famosos das plataformas digitais. Com o crescente poder de influência dessa turma, a direção dos canais se convenceu de que era inútil ignorá-los. Mais do que isso: precisava dessas personalidades populares na web para acelerar a convergência entre os dois mundos da comunicação.
Na Globo, influenciadores passaram a aparecer como convidadostim bet365programas prestigiados (‘Altas Horas’ e ‘Encontro’, por exemplo), fazer participação rápidatim bet365novelas e até ser entrevistadostim bet365matérias do jornalismo.
Os influenciadores são os novos reis da mídia, ocupando o pedestal antes exclusivo dos atores de novelas. Sob pressão para se reinventar, a televisão precisa absorvê-los da melhor maneira para aproveitartim bet365capacidade de engajamento on-line.
O protagonismo que Fábio Porchat e Paulo Vieira deram a Gkay ao esculhambá-la no ‘Melhores do Ano’ reforça a insegurança de muitos artistas tradicionaistim bet365relação à ininterrupta ascensão dos famosos da internet na televisão. Tentar uma reserva de mercado será inútil. Trata-se de um movimento sem volta.
Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.