bet385 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Os governos do Brasil e da China negociam a criação de um fundo bilateral de investimento verde, para financiar e subsidiar o desenvolvimento de indústrias verdes e de energia renovável nos dois países, cujo pontapé inicial pode ser anunciado durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, na próxima semana.
"Eu não sei se vai ser possível anunciar, porque essas coisas são complexas, mas a ideia é que se possa ter um fundo bilateral", disse à Reuters o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência. "É um fundo dos dois lados (chinês e brasileiro) para investimentos nessa área."
PublicidadeFontes que acompanham as negociações explicam que o fundo foi proposto pelo governo brasileiro e a ideia deve constar de uma declaração bilateral sobre o meio ambiente, mesmo que o mecanismobet385si possa não ser anunciado ainda.
A intenção é que o fundo bilateral, de acordo com uma das fontes, envolva o aporte de recursos públicos e privados que irá ser usado para alavancar investimentosbet385novas tecnologias verdes, subsidiar indústrias limpas e energia renováveis nos dois países e tambémbet385outros paísesbet385desenvolvimento.
Segundo uma das fontes, apesar da proposta ser brasileira, as negociações andaram porque há uma receptividade do lado chinês, interessado também nas questões relativas às mudanças climáticas.
"Há vários acordos. Sei que tem um acordo sobre energia renovável, certamente vai ter uma declaração importante sobre outros aspectos do clima", disse Celso Amorim.
Publicidade