apostar nos golos par ou ímpar de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
RIO - A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus fez a economia brasileira ter uma perda consideravelmente maior na primeira metade de 2020 do queapostar nos golos par ou ímpartodo o período recessivo anterior, que se estendeu do segundo trimestre de 2014 ao quarto trimestre de 2016. As duas recessões econômicasapostar nos golos par ou ímparum curto espaço de tempo fizeram o Produto Interno Bruto (PIB) encerrar o segundo trimestre deste ano R$ 475 bilhões aquém do patamar que exibia no primeiro trimestre de 2014. O resultado considera o PIB acumuladoapostar nos golos par ou ímparquatro trimestres, a preços constantes do segundo trimestre de 2020. O País precisará crescer 16,6% para recuperar todas as perdas desde então.
As informações são de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast. Os dados oficiais do PIB brasileiro referentes ao segundo trimestre de 2020 serão divulgados na manhã desta terça-feira, dia 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PublicidadeA crise sanitária fez a atividade econômica amargar uma retração de 11% nos dois primeiros trimestres deste ano, enquanto a perda da recessão anterior, uma das mais longas da história, foi de 8,1%, calcula a FGV. Como o País, de 2017 a 2019, não tinha recuperado o que foi perdido na recessão de 2014 a 2016, o novo tombo aumentou a distância a percorrer para voltar ao nível pré-crises.
"Essa é a primeira vez que o País entraapostar nos golos par ou ímparuma nova recessão sem sequer ter se recuperado ainda da recessão anterior", lembrou a economista Juliana Trece, autora do estudo do Ibre/FGV,apostar nos golos par ou ímparparceria com os pesquisadores Claudio Considera e Elisa Andrade.
O levantamento, que considera as estimativas do Monitor do PIB-FGV, mostra que a economia brasileira chega ao segundo trimestre 14,2% abaixo do nível do primeiro trimestre de 2014, antes da penúltima recessão.
"A gente não acreditaapostar nos golos par ou ímparrecuperaçãoapostar nos golos par ou ímpar'V'. Mesmo antes da pandemia, o fato de a atividade econômica não ter conseguido se recuperar totalmente da última recessão é uma prova de que estava ainda sem fôlego. Os problemas de antes continuam, e agora ainda tem o agravante da pandemia", disse Juliana.
Publicidade