bonus da betano como usar de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Diretamente da terra indígena Wawi, na região do Xingu, no Mato Grosso, o indígena Kambrinti Suya lidera a organização das finanças do povo Khisêtjê. Apesar da dificuldade com o idioma, uma vez que o português não é abonus da betano como usarlíngua natal, e com a tecnologia distante da cultura dabonus da betano como usaraldeia, o jovem de 34 anos tem se destacado nabonus da betano como usarcomunidade ao viabilizar o orçamento das atividades realizadas na região.
A trajetória profissional de Kambrinti teve iníciobonus da betano como usar2008, quando ingressou na Associação Indígena Khisêtjê (AIK), inicialmente trabalhando com filmagem e edição de vídeos. A sua atenção se voltou para as finanças ao observar o trabalho do tesoureiro nas feiras de artesanato e produtos agrícolas promovidas pela organização. “Eu comecei a ajudar com os documentos fiscais, como nota fiscal, recibos, controle de gastos… isso despertou o meu interesse para a área", relatabonus da betano como usarconversa com o Terra.
PublicidadeAinda atuando com o audiovisual, o jovem indígena mergulhou por conta própria na complexidade das finanças, aprendendo aos poucos a mexerbonus da betano como usarplanilhas de Excel e a montar tabelas. Esse envolvimento o levou a ser indicado,bonus da betano como usar2020, para o assumir papel de tesoureiro da associação. Hoje, ele é responsável pelo planejamento e controle dos recursos da AIK.
"Eu não conhecia isso antes, não é natural da nossa cultura. Era muito difícil porque eu tinha que aprender rápido, já que é preciso conhecer primeiro e, depois, praticar. Foi ainda mais desafiador para mim porque o português não é o nosso primeiro idioma", confessa Kambrinti, que tem a língua nativa Jê como principal.
Vídeos no YouTube
A barreira linguística e a falta de familiaridade com o uso de computadores não impediram Kambrinti de avançar. Ele conta que, ao menor sinal de dificuldade, não hesitabonus da betano como usarbuscar orientação, inclusive por meio de vídeos no YouTube. "Ainda encontro dificuldadesbonus da betano como usarrelação às palavras técnicas e na concepção das fórmulas matemáticas para as planilhas; acabo tendo que estudar ainda mais", ressalta.
Publicidade