blaze apósta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
As chuvas intensas que atingem o Estado de Minas Gerais obrigaram mineradoras a paralisaremblaze apóstaprodução, por questões de segurança. Até o momento, a Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, Usiminas, CSN e Vallourec - que teve no fim de semanablaze apóstaatividade paralisada pela Justiça, após o transbordamento de um dique na barragem da empresa -, estão com as operaçõesblaze apóstaMinas suspensas.
Na manhã desta segunda-feira, 10, a Vale informou que teve de paralisar parcialmente ablaze apóstaprodução nos sistemas Sudeste e Sul. Segundo a mineradora, a decisão visa a "garantir a segurança dos seus empregados e comunidades,blaze apóstarazão do nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais". Apesar do cenário, a Vale disse que contempla o período de chuvasblaze apóstasuas projeções e, assim, mantémblaze apóstaestimativa de produção de minério de ferro para 2022, estimado para ficar entre 320 milhões e 335 milhões de toneladas.
PublicidadeA companhia destacou que continua "acompanhando o cenário de chuvasblaze apóstaMinas Gerais e monitorando suas barragens, 24 horas por dia,blaze apóstatempo real, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnicos". A grande preocupaçãoblaze apóstatorno das mineradoras é com a segurança das suas barragens, depois das tragédias recentes ocorridasblaze apóstaMariana e Brumadinho.
Já a Mineração Usiminas afirmou que suas atividades deverão ser retomadas "quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalaçõesblaze apóstageral". A companhia destaca, ainda, que ao menos até aqui, a paralisação da mineradora não deverá afetar ablaze apóstaprodução de aço, visto que há estoque.
A CSN, porblaze apóstavez, afirmou que a operação da mina Casa de Pedra está temporariamente suspensa e com "expectativa de retorno das atividades nos próximos dias". Ainda por conta das chuvas, a operação portuária de carregamento de minério no Terminal de Carvão no porto de Itaguaí, no Rio, também está suspensa.
Segundo especialistas consultados pelo Estadão, apesar da suspensão, ainda é cedo para prever o impacto nos volumes de produção de minério esperados para o ano - e se haverá pressãoblaze apóstarelação aos preços da commodity, tendoblaze apóstavista que o Brasil é um dos principais exportadores do insumo.
Publicidade