Oferecimento

poker 9-Reforma tributária: quais os próximos passos após a aprovação no Congresso?

poker 9

Governo deve enviar leis complementares para definir últimos detalhes do novo regime de tributos e impostos Brasil
16 dez 2023 - 10h11
(atualizado às 12h36)
Congresso Nacional rejeitou veto de Lula ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores.
Congresso Nacional rejeitou veto de Lula ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores.
Foto: Dida Sampaio/Estadão / Estadão

poker 9 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A reforma tributária foi aprovada pelo Congresso Nacional na noite de sexta-feira, 15, após 30 anos de tentativas frustradas de simplificar o regime de impostos e tributos no País. Mas ainda há uma etapa adicional até a vigência da proposta: as leis complementares que vão definir os últimos detalhes do projeto.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada ontem prevê que as regulamentações devem ser feitaspoker 9até 180 dias após a promulgação do texto, prevista para a próxima quarta-feira, 20. Nesse período, cabe ao governo federal enviar os projetos de lei complementar.

Publicidade

Os próximos passos exigem que o governo envie mais de uma dezena de peças para regulamentar como deve ser a calibragem de setores específicos da reforma e como vai ser o funcionamento dos novos impostos (IBS e CBS). Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o IVA deve ficarpoker 9torno de 27,5%.

Ainda, as leis complementares a serem enviadas devem definir quais itens vão compor a cesta básica nacional, que será isenta de impostos no novo regime. O sistema de cashback (devolução de impostos de energia elétrica e gás para a população de baixa renda) deve ser regulamentado também.

Por fim, o governo vai decidir o tamanho dos fundos da Amazônia e do fundo da região Norte (Acre, Rondônia, Roraima e Amapá) por meio dessas leis.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), essas leis complementares vão trazer os "detalhes agudos" da reforma tributária, o que deve exigir cuidado dos congressistas. "A atenção terá de ser muito maior, mais redobrada, para que a gente não jogue fora tudo o que foi construído", disse o deputado após a aprovação da reforma na noite de sexta.

Publicidade

Por se tratar de lei complementar, a votação no Congresso é mais simples do que uma PEC, que exige três quartos dos votos. Nesse caso, deputados e senadores vão ter de formar maioria absoluta nas Casas, totalizando 41 votos de senadorespoker 9turno único e 257 votos de deputadospoker 9dois turnos.


Fontes de referência

  1. poker ultimate
  2. aposta trixie betano
  3. maior aposta ganha no placard

    1. TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações