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Talvez eu seja suspeito para escrever sobre card games. Passei por Magic: The Gathering, vi a ascensão de Yu-Gi-Oh!, o nascimento de Gwent e Legends of Runeterra e por anos me dediquei à Hearthstone, jogo que inclusive viu meus primeiros textos. Mas pela primeira vez tive a oportunidade de jogar o clássico SNK vs. Capcom: Card Fighters' Clash, e por algumas horas lamentei nunca ter feito isso antes.
Não é de hoje que a SNK vem relançando seus títulos clássicos de Neo Geo Pocket, e depois da maravilhosa coletânea Neo Geo Pocket Color Selection, finalmente chegou a hora de colocar as mãos no card game lançado originalmenteprognósticos futebol ambas marcam1999 e que curiosamente é o resultado da primeira parceria de duas gigantes dos jogos de lutas.
Seprognósticos futebol ambas marcam1999 o jogo foi lançadoprognósticos futebol ambas marcamduas versões, cada uma representando uma empresa, na versão para Nintendo Switch temos acesso aos dois jogos e precisamos escolher um dos lados. Mas a escolha depende apenas deprognósticos futebol ambas marcampreferência: as duas histórias são iguais, mudando apenas nosso personagem e nosso deck inicial. O objetivo também é o mesmo: vencer o grande SC Tournament - tarefa que não será muito fácil.
Um detalhe interessante são os nomes dos protagonistas. No lado da SNK temos Shin e Kei, nomes que fazem referência à Shin Nihon Kikaku (algo como "Projeto Novo Japão"prognósticos futebol ambas marcamportuguês). Já do lado da Capcom temos Cap e Comet - acho que não preciso explicar mais.
A história leva nosso personagem por alguns locais inspirados nos bons e velhos fliperamas e cheios de referências - há um local chamado Resident Evil, por exemplo. Nosso objetivo é coletar moedas especiaisprognósticos futebol ambas marcamcada um desses lugares, que nos darão a chance de entrar nas finais do SC Tournament e disputar o título com nosso rival, representado pelo protagonista do mesmo sexo da versão oposta.
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A simplicidade de Card Fighters' Clash
Não espere por um card games complexo e com regras complicadas. Card Fighters' Clash pode ser comparado no máximo à Yu-Gi-Oh!, eprognósticos futebol ambas marcampremissa é a de que quem tem o card mais forte na mesa, vence. É simples, funciona e diverte, mas gera pequenos problemas.
Um rápido tutorial torna tudo fácil de se aprender. Mas não há segredos: cada jogador possui 2000 pontos de vida, com exceção dos chefes que têm 3000, e uma mesaprognósticos futebol ambas marcamque é possível colocar até três lutadores, que servem tanto para atacar quanto para se defender. Os lutadores possuem Battle Points (BP), que funcionam tanto como vida quanto como ataque. Além disso, alguns deles têm habilidades especiais, nem sempre vantajosas, que podem definir partidas e também aumentam nosso contador de Soul Point (SP), uma das mecânicas mais importantes do jogo.
Os SPs servem para ativar cartas de ação, que complementam nosso deck e servem para aplicar efeitos imediatos, podendo ser comparadas às cartas mágicas de Yu-Gi-Oh!. Além disso, os SPs servem para desencadear ataques combinados, cujo dano excedente atinge a vida do oponente.
Há também uma mecânica de sinergia chamada Back-up. Com ela, é possível que um lutador forneça suporte para outro, aumentando seus BPsprognósticos futebol ambas marcam300 pontos. Cada lutador tem uma lista de possíveis backups, eprognósticos futebol ambas marcamuma mesa tão limitada é importante estar atento a isso.
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Por fim, cada partida é disputadaprognósticos futebol ambas marcamturnos simples. Cada jogador compra uma carta e pode colocar um lutador na mesa por turno - só é possível substituí-los quando são derrotados. Na rodadaprognósticos futebol ambas marcamque entraprognósticos futebol ambas marcamjogo, um lutador não pode atacar, com exceção de cartas cuja habilidade permite isso. Além disso, um lutador que atacaprognósticos futebol ambas marcamseu turno não poderá defender no turno seguinte.
Ao entender todas as mecânicas percebemos o quão simples é o jogo. À medida que avançamos encontramos adversários com cards cada vez mais fortes e ganhamos cards mais poderosos. Montar os decks também não é tarefa das mais difíceis. Essa simplicidade pode ser um problema, uma vez que algumas partidas podem ser definidas na sorte e não é raro encontrarmos adversários com um nível alto de dificuldade, principalmente quando enfrentamos os líderes de cada lugar, que são praticamente impossíveis de se derrotar numa primeira tentativa - a Síndrome do Chefe da SNK ataca novamente.
Para tentar facilitar um pouco as coisas, é necessário derrotar inimigos mais fáceisprognósticos futebol ambas marcambusca de cards melhores. Mas a forma como isso acontece não é muito prazerosa, uma vez que as recompensas são aleatórias após cada duelo - e muitas vezes inúteis. Aos poucos, Card Fighters' Clash pode se tornar entediante.
Altos e baixos de um clássico
Se por um lado o apelo clássico e o nível de detalhamento de cada carta e área chamam a atenção e representam lindamente a identidade visual do Neo Geo Pocket, há limitações que enfraquecem e muito o potencial do jogo.
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Card games são bons por possibilitarem a interação entre jogadores, sejaprognósticos futebol ambas marcamduelos ou ao trocar cartas. Embora existam, a forma como essas mecânicas são implementadas não funciona tão bem. Há cartas exclusivasprognósticos futebol ambas marcamcada uma das versões e não é possível fazer trocas com outros jogadores, mas isso não chega a ser um problema uma vez que basta explorarmos cada uma das versõesprognósticos futebol ambas marcambusca das mais de 300 cartas do jogo.
Já o modo versus existe, mas a desenvolvedora perdeu uma grande oportunidade de permitir batalhas online que trariam longevidade ao game e, sem dúvidas, aumentaria muito o interesse de um novo público. Por fim, um recurso que falha é o rewind. É possível voltar no tempo por alguns segundos, o que pode ser útilprognósticos futebol ambas marcamjogos de diversos gêneros, mas definitivamente nãoprognósticos futebol ambas marcamum card game.
Veredito
SNK vs. Capcom: Card Fighters' Clash tem um apelo nostálgico enorme e vai transportar os veteranos de volta para a era dourada das empresas. O jogo é divertido, cheio de boas referências e belíssimo visualmente. Sua simplicidade encanta e, embora isso crie problemas, eles não tiram o charme de um jogo que pode ser considerado uma pequena obra-prima deprognósticos futebol ambas marcamgeração e não serão muito relevantes para quem quer apenas se divertir por algumas horas - principalmente para aqueles que tiveram a chance de colocar as mãos nas versões lançadas há 23 anos.
O jogo está disponível para Nintendo Switch. Essa análise foi feita com uma cópia digital gentilmente cedida pela SNK.