Releitura do game que fez sucesso nos arcades no começo da década de 1980, o jogo mantém seu conceito básico praticamente intacto: o jogador controla uma pequena navemelhor slot da blazeuma área limitada e precisa eliminar os inimigos sem disparar tiros, mas sim, contornando-os com destreza e velocidade.
Evitar o contato com os inimigos é essencial, pois há poucas vidas disponíveis separando o jogador da tela de Game Over. Conforme mais inimigos populam a tela, mais difícil fica essa tarefa, mas a chance de pontuar aumenta. A busca pelo placar mais alto é o objetivo final.
Modos de jogo
Quantum: Recharged traz dois modos de jogo, o tradicional Arcade (com algumas variações que deixam o jogo mais fácil ou mais difícil,melhor slot da blazetroca de multiplicadores no placar) e o modo Missões.
O objetivo no Arcade é sobreviver aos inimigos o maior tempo possível e pontuar cada vez mais alto. O modificador Homem de Ferro faz com que o jogador comece a partida com uma única vida, enquanto o modificador Extrema aumenta bastante o número de inimigos na tela - é o mais divertido, na minha opinião. Esses dois podem ser combinados para uma boa dose de masoquismo e um bônus de 200% na pontuação.
Publicidade
O modificador Zen limita o tempo da partida para 4 minutos e sem punição por perder vidas. Nesse modo, o bônus da pontuação vai se reduzindo com cada impacto e há uma penalidade de 50% na pontuação final. É uma boa opção para pegar o jeito do jogo antes de encarar os modos mais 'casca grossa'.
Além do modo Arcade, há 25 missões individuais, que trazem pequenas variações como limite de tempo ou a exigência de abater uma certa quantidade de inimigos específicos. Alguns desafios são mais simples, mas não demora para ficarem realmente difíceis de completar.
O que faltamelhor slot da blazeQuantum: Recharged é uma maior variedade de elementos na tela - há muitos inimigos e as mecânicas de desviar, contornar e criar armadilhas é muito divertida e envolvente, mas a experiência não tem aquela qualidade hipnótica de um Geometry Wars ou de um Pac-Man Championship, por exemplo, para acompanhar a intensa trilha sonora.
Em compensação, as partidas cooperativas para 2 jogadores são ótimas para agitar as coisas e garantem boas risadas. Uma pena não haver a opção de partidas online.
Publicidade
Considerações
Quantum: Recharged é uma boa releitura do arcade dos anos 1980, tantomelhor slot da blazeseu conceito quanto nas mecânicas básicas do jogo. Os novos sistemas de comando e o multiplayer cooperativo dão uma vida extra ao game, que diverte quem curte uma experiência de jogo mais 'velha guarda'.
Quantum: Recharged está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atari.