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Há algumas semanas, falamos na Extra Level sobre os lançamentos de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e de Skull and Bones, que não foram nada bem recebidos pelos jogadores e pela crítica e apontavam a saturação dos tais "jogos como serviço". Mas na mesma época desses lançamentos, chegava Helldivers 2, jogo de tiro cooperativo que se tornou a mais divertida surpresa do ano. Ao menos até agora.
O que mais surpreendedropz slotHelldivers 2 não são os recordes de jogadores simultâneos ou como a estratégia da Sony de levar o jogo para o PC logo de cara deu certo, ao invés de segurá-lo no PlayStation 5 por um ano ou mais, como faz com outras produções de seus estúdios. O que mais surpreende é a forma como a produtora Arrowhead foi contra todos os princípios básicos do que se espera de um jogo/serviço e conseguiu mostrar que ainda há espaço para esses games
PublicidadeO próprio CEO do estúdio, Johan Pilestedt, evita classificar Helldivers 2 nessa categoria, mesmo admitindo que tecnicamente, é isso mesmo. Em entrevista à PC Gamer, o executivo explicou que "os elementos de live service são secundários" e o importante é entregar uma "experiência completa" pelo preço cobrado – que é mais barato do que a maioria dos jogos atuais tanto nos EUA,dropz slotque o jogo sai por US$ 40, quanto no Brasil,dropz slotque custa R$ 200 –, metade do preço dos dois "concorrentes" lançadosdropz slotfevereiro. Mesmo assim, Pilestedt deixa claro: "Nós vemos como um jogo como serviço porque seria injusto dizer outra coisa".
Helldivers 2 tem tudo o que se espera nesse tipo de jogo: microtransações, itens cosméticos que ficam disponíveis por tempo limitado, um Passe de Batalha premium – que nunca expira, lição aprendida com Halo Infinite, da rival Microsoft. Atualizações frequentes expandem o conteúdo do jogo e a narrativa está ligada intrinsecamente ao momento: quem estava lá nas primeiras semanas tem uma experiência diferente para contar do que alguém que se alistou nas forças da Superterra um mês depois do lançamento.
Dito isso, as diferenças começam com a ausência de um mapa de conteúdos. A Arrowhead não revela seus planos futuros para o jogo, pegando os jogadores de surpresa com as reviravoltas na guerra entre a Superterra, os insetões Terminídeos e os implacáveis Autômatos. E muito dessa narrativa é definida pelas ações dos jogadores e as reações da produtora.
Helldivers 2 é como uma imensa campanha de RPG de mesa, com milhões de jogadores enfrentando os desafios propostos pelo Dungeon Master... que aqui tem nome: Joel, que trabalha ativamente para contardropz slothistória e proporcionar diversão (e dores de cabeça) para os jogadores. E isso significa mexer nas regras do jogo atrás de seu escudo quando for conveniente. Foi assim quando os Autômatos receberam reforços pesados e derrotaram a Superterra emdropz slotprimeira campanha de defesa. A comunidade perdeu, mas a história ganhou drama e motivação para uma revanche.
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