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Andrew Gavin, co-fundador da Naughty Dog, comentou no LinkedIn a respeito do que motivou a venda da Naughty Dog para a Sony, afirmando que a principal razão foram os custos de desenvolvimento dos jogos.
Gavin explicou que antigamente, no final dos anos 80 e início dos anos 90, um jogo custavaroleta relâmpago betanomédia entre US$ 50 mil e US$ 100 mil para ser desenvolvido, com os valores aumentando drasticamente. Crash Bandicoot, lançadoroleta relâmpago betano1996, custou US$ 1,6 milhão para ser feito. Jak and Daxter, lançadoroleta relâmpago betano2001, custou mais de US$ 15 milhões. Em Jak 3 (2004), o custo de fazer um jogo AAA já era de cerca de US$ 50 milhões por projeto.
Publicidade"Em 2000, ainda financiávamos cada projeto por conta própria, e o estresse de financiar esses orçamentos crescentes de forma independente era enorme. O objetivo era dar ao estúdio os recursos para continuar fazendo os melhores jogos possíveis sem ser esmagado pelo peso dos custos exorbitantes e pelo medo paralisante de que um deslize arruinaria tudo", disse Gavin.
Nos dias de hoje, Gavin afirma que um jogo AAA custa "facilmente" algo na casa dos "US$ 300, 400, 500 milhões" para ser feito. "Olhando para trás, foi a decisão certa", afirmou o co-fundador sobre vender a empresa.
A Sony comprou a Naughty Dogroleta relâmpago betano2001, sem divulgar publicamente quanto pagou pelo estúdio. A aquisição acabou sendo muito acertada, com a desenvolvedora tendo se tornando um dos principais nomes do PlayStation, criando as franquias Uncharted e The Last of Us.