golden state x utah palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Quem vê a produtora de jogos Ana Ribeirogolden state x utah palpiteeventos de games internacionais não imagina a longa trajetória da criadora da franquia Pixel Ripped. Natural de São Luiz do Maranhão, Ana se descreve como uma 'nômade digital' e sempre foi apaixonada por jogos, desde a infância e ao longo de suas outras carreiras.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A primeira memória que eu tenho de criança é do meu pai chegandogolden state x utah palpitecasa, com uma coisa que você controlava e mexia na televisão, era um Atari", relembra Anagolden state x utah palpiteentrevista ao Game On. "Eu tenho três irmãos e nos anos 80, os videogames não eram 'marketeados' para meninas, tive sorte de ter meus irmãos e cresci jogando, tive um Phantom System, um Mega, Xbox. Joguei Counter-Strikegolden state x utah palpiteum clã profissional, onde conheci minhas melhores amigas".
Porém, durante a juventude, os games eram uma diversão e Ana não via o desenvolvimento de jogos como um objetivo. "Era aquela coisa que eu fazia quando não estava estudando, nem trabalhando. Me formeigolden state x utah palpitePsicologia, passeigolden state x utah palpiteconcurso. Fiquei 5 anos no tribunal de justiça, mas era um trabalho muito burocrático, muito estável. Para mim, era uma prisão, eu busco totalmente o oposto da estabilidade. O que me empolga é o desafio".
Foi no tribunal que Ana começou a vender empadas. "Sempre tive um lado empreendedor,o negócio das empadas cresceu egolden state x utah palpiteseis meses comprei carro, montei uma cozinha industrial. De repente estava vendendo 4 mil empadas!", relembra. O sucesso no ramo gastronômico foi o empurrão para largar o emprego concursado. "Estava reformando a casa do empada, fiz um curso chamado Empretec e lá descobri que estava no rumo errado".
Publicidade
O curso de empreendedorismo fez Ana questionar se queria estar fazendo empadas nos próximos 5 ou 10 anos. "Mudou a minha vida", conta. "Eu já tinha 30 anos. Resolvi chutar o pau da barraca e trabalhar com jogos". Ana decidiu sair de São Luiz e ir morar na Europa.
"Achei o curso na Inglaterra, eu não sabia fazer nada, só jogar. Aprendi programação na SEIgolden state x utah palpiteLondres, foi bem hardcore. Me deu uma base boa para quando comecei a usar as engines como Unreal, Unity, aprendi a fazer do zero primeiro".
Depois desse curso, Ana fez um mestrado na National Film & Television School, onde aprendeu a trabalhar com 3D, arte e desenvolveu as habilidades para ser diretora de games. "É a minha profissão hoje, foi o curso perfeito, aprendi a lidar com produtor, a montar um time e como trabalhar com diferentes profissionais". Foi nesse curso que Ana criou seu primeiro game, Pixel Ripped.
Não que o caminho tenha sido fácil: "Conseguir investimento era difícil, Kickstarter falhou, fui para os Estados Unidos arrumar investimento no Vale do Silício, depois tive que arrumar outro emprego por um ano", foigolden state x utah palpite2017 que Ana encontrou a Árvore, empresa que abraçou a ideia do game e conseguiu oferecer o apoio que a diretora precisava para concluir e lançar o projeto.
Publicidade
Pixel Ripped
Pixel Ripped 1995 é um jogo de realidade virtual e Ana está entre os desenvolvedores que abraçaram a tendência lá no começo, quando não se sabia ainda se o segmento iria vingar. "Eu trabalho há 10 anos com realidade virtual, já não é uma dúvida, veio para ficar", aponta a diretora. Ela reconhece que o primeiro Oculus Rift causou muito hype e não entregou tanto, mas a chegada do Quest 2 durante a pandemia representou uma guinada na indústria.
"Quando lançamos o primeiro Pixelgolden state x utah palpite2018, só tinha VR no PC, era um mercado pequeno. O segundo jogo, Pixel Ripped 95, se pagougolden state x utah palpitemenos de três meses. O primeiro levou um ano", conta Ana, apontando o crescimento do mercado de jogosgolden state x utah palpiterealidade virtual.
O que falta para deslanchar? "Estamos num momento cruscial no setor. Os headsets ainda são pesados, mas estamos naquele momentogolden state x utah palpiteque está para se lançar o primeiro iPhone", compara a diretora. "Estamos na era do Blackberry, ainda não é algo adotado massivamente. Precisamos chegar nos headsets pequenos e baratos".
A diretora explica que já existem headsets assim, mas que ainda são inacessíveis para o mercado de massa. "A Bigscreen anunciou um óculos que é pequeno, do tamanho de um par de óculos normal e é bonito. Ele é leve! Mas ainda está muito caro".
Publicidade
A competição no setor, com a Apple entrando na disputa, vai ser boa para os produtores e para os consumidores, na opinião de Ana. "Mais gente está lançando seus headsets VR, até então era só a Meta que dominava o mercado". Com um futuro promissor, estúdios como a Árvore, onde Ana trabalha, têm conseguido se sustentar e se preparar para o próximo salto nessa evolução. "Um dia todo mundo vai ter um headset de realidade virtual, vai ser como aconteceu com a TV e com a internet".
O terceiro jogo da série, Pixel Ripped 1978, já está chegando e promete ser o maior e mais complexo da franquia, graças ao apoio da Atari, que será a publicadora. "Em breve vamos anunciar a data e aí é trabalhar no pós-lançamento, o plano é fazer o próximo jogo junto com a Árvore, empresa com quem eu trabalho desde 2017". A parceria com a Atari permitiu o uso de todas marcas clássicas de forma oficial. "Asteroids, Adventure, Missile Command, Centipede... é o maior jogo que já fizemos".
Marketing inusitado - e que deu certo!
Outra paixão de Ana, o cosplay, acabou se tornando ferramenta de marketing para a franquia Pixel Ripped. "Eu sempre gostei de ir aos eventos fazendo cosplay. Eu ia de She-ha, de Sakura e Hinata de Naruto, sempre gostei disso, sou bem nerd, fazia combate de mago de Harry Potter".
No final do mestrado, ela iria expor seu primeiro jogogolden state x utah palpiteum grande eventogolden state x utah palpiteLondres. "E aí eu não tinha minha roupa da She-ha e penseigolden state x utah palpiteme vestir da personagem do meu jogo!", explica.
Publicidade
"Foi a melhor ideia de marketing que eu tive", revela Ana. "Eu já ando com cartões com o Instagram no bolso do cinto, as pessoas tiram foto e eu apresento o jogo, sem cosplay eu nem sou reconhecida, virou minha marca, chama muito a atenção e ajuda muito na divulgação".
Olhando para trás, Ana Ribeiro só tem um conselho para a Ana do passado - e para quem sonhagolden state x utah palpitetambém se tornar desenvolvedor de jogos. "Começa logo a fazer jogos! Participa de Game Jams, faz contatos. Comece e termine um projeto, pela experiência e para saber qual área você gosta mais e foque nela. Nem todo mundo é generalista! Só começa!".
Ambos jogos para realidade virtual, Pixel Ripped 1989 e Pixel Ripped 1995 estão disponíveis para PC, via Oculus e Steam, e para PSVR.