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Hoje, 5, Dia Internacional da Mulher Indígena, é uma data de celebração para as mulheres pertencentes aos povos originários, mas também de resistência e muita luta principalmente por formarem um grupo historicamente subjugado e alvo de múltiplas violências. Os estereótipos que envolvem a mulher indígena, principalmentespins gratis sem depositorelação àspins gratis sem depositocultura e à nudez de seus corpos, são a causa principal despins gratis sem depositosexualização e consequente vulnerabilidade. Um processo que foi reforçado por grandes escritores da literatura brasileira, como José de Alencar (1829-1877) e seu clássico "Iracema".
Publicado pela primeira vezspins gratis sem deposito1865, "Iracema" é um dos títulos que fazem parte da chamada Trilogia Indianista de Alencar, composta ainda por "O Guarani" (1857) e "Ubirajara" (1874). O Indianismo foi uma espécie de subcategoria do movimento literário Romantismo e, como o próprio nome indica, traz um indígena como protagonista. O objetivo do Indianismo era incentivar a identidade nacional; porém, com um viés elitista e com narrativas bem problemáticas aos olhos de hoje, como uma inverossímil harmonia entre os colonizadores e os povos originários.
PublicidadeEm "Iracema", José de Alencar conta uma versão romantizada da origem do Ceará,spins gratis sem depositoterra natal. Para isso, descreve o trágico amor entre a indígena e o colonizador português Martim. Moacir, fruto do relacionamento dos dois, representa o primeiro cearense e o símbolo da união entre o povo indígena e o homem branco. O olhar idealizado sobre a miscigenação fez de "Iracema" não só um clássico, mas um objeto de estudo e análise nas aulas de Literatura Brasileira nas escolas e durante muito tempo uma obra obrigatória para as provas de ingresso no Ensino Superior.
"É uma narrativa construída a partir de uma ideia colonialista e que transformou o corpo da mulher indígena num corpo-objeto cuja ideia dura até hoje", comenta Pietra Dolamita, mestraspins gratis sem depositoAntropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e mulher indígena da etnia Apurinã.
Beleza e nudez como convite
Filha de um pajé do povo Tabajara, Iracema é descrita como "a virgem dos lábios de mel" e seus cabelos como "mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira". Sua beleza e pureza formam o combo atrativo perfeito para convidar e "seduzir" o olhar do português Martim, a quem se entrega de forma consensual. O romance é construído para forjar sentimento onde, na real colonização do Brasil, só houve violação e dor. A nudez de Iracema é destacada no livro,spins gratis sem depositoalgumas passagens nos banhos de rio, com o intuito nem sempre sutil de sexualizá-la.
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