superbetsite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O tratamento dos pacientes indígenas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA),superbetsiteBoa Vista (RR), tem aplicado tradições culturais dos povos, incluindo rituais de cura e alimentação típica, segundo o intérprete de línguas yanomami, Richard Duque, que trabalha na unidade.
"Nós aqui no hospital respeitamos muito essa prática. Ela é acolhida, a gente prepara o ambiente para que eles possam fazer isso, dentro das condições do hospital", explica o agente de saúde.
PublicidadeEntre as práticas já incorporadas ao tratamento médico convencional, está o apoio espiritual. "A gente pede que eles encaminhem o rezador de preferência ou xapiri, como na língua yanomami, aquele [xamã] que a pessoa confia, e a gente providencia um momento para que a pessoa possa fazersuperbetsiteprática de cura tradicional".
Tambémsuperbetsiterespeito à cultura dos indígenas, a alimentação no HCSA é diferenciada, conforme a preferência de cada etnia. A equipe nutricional adapta o cardápio do paciente, incluindo alimentos como macaxeira, peixe com farinha e frutas regionais.
O hospital tem uma enfermaria específica para receber tanto os indígenas yanomami, como das demais etnias, inclusive com leitos-rede para crianças e acompanhantes.
Administrado pela prefeitura de Boa Vista, o hospital é o único que atende crianças a partir dos 29 dias de vida até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A unidade atende pacientes de todo o estado e também recebe pacientes da Guiana e Venezuela.
Publicidade