aposte e ganhe app-Quem é pessoa mais velha do mundo após morte de freira francesa aos 118 anos
aposte e ganhe app
A irmã André, uma freira francesa que recebeu ordens sagradasaposte e ganhe app1944, morreu emaposte e ganhe appcasa de repousoaposte e ganhe appToulon.
aposte e ganhe app de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A pessoa mais velha do mundo, a freira francesa Lucile Randon, morreu aos 118 anos. Com seu falecimento, a pessoa mais velha do mundo agora tem 115 anos: María Branyas, que vive na Espanha.
Nascida no Méxicoaposte e ganhe appmarço de 1907, ela se mudou para São Francisco, nos EUA, dois anos depois, e chegou à província catalã de Girona durante a Primeira Guerra Mundial com seu pai, que era um jornalista espanhol. Ela teve três filhos (um dos quais completou 86 anos recentemente), 11 netos (o mais velho tem 60 anos) e 13 bisnetos.
A francesa Lucile Randon, cuja morte foi anunciada na terça-feira (17/01), também é sobrevivente de covid.
Segundo o Gerontology Research Group, grupo de pesquisas baseadoaposte e ganhe appLos Angeles que faz um levantamento das pessoas mais velhas do mundo, Lucile Randon é a terceira pessoa que mais viveu na história da qual se tem registros verificados.
Publicidade
Ela morreu com 118 anos — 25 dias antes de completar 119.
A japonesa Kane Tanaka, que morreu no ano passado, tinha 119 anos. A pessoa mais longeva da qual se tem registros, segundo o Gerontology Research Group, é a francesa Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anosaposte e ganhe app1997.
aposte e ganhe app
Duas guerras mundiais e 27 chefes de Estado
Randon — que assumiu o nome de Irmã André quando foi ordenadaaposte e ganhe app1944 — morreu durante o sonoaposte e ganhe appuma casa de repousoaposte e ganhe appToulon, na França.
Nascidaaposte e ganhe app1904 no sul do país, ela sobreviveu a duas guerras mundiais e dedicou grande parte deaposte e ganhe appvida ao catolicismo.
Quando perguntavam a ela qual era o segredo deaposte e ganhe applongevidade, ela dizia: "só o bom Deus sabe".
Ao longo deaposte e ganhe appvida, a irmã André viveu sob 27 chefes de Estado franceses diferentes.
Um porta-voz da casa de repouso deu a notícia da morte da freira a repórteres na terça-feira (17/01).
Publicidade
"É uma enorme tristeza, mas... era o desejo dela se juntar ao seu amado irmão. Para ela, é uma libertação", disse o porta-voz.
A irmã André dizia ser muito próxima de seus irmãos. Ela contava que uma das melhores lembranças deaposte e ganhe appvida era de quando eles voltaram vivos da Primeira Guerra Mundial, onde lutaram.
"Isso era raro. Nas famílias, geralmente havia dois mortosaposte e ganhe appvez de dois vivos", disse ela a repórteres.
Cega e cadeirante, a Irmã André cuidava de outros idosos — alguns deles muito mais jovens do que ela.
Em entrevistaaposte e ganhe appabril de 2022 à agência de notícias AFP, ela disse: "As pessoas dizem que o trabalho mata, para mim o trabalho me mantém viva. Eu trabalhei até os 108 anos".
Durante a mesma entrevista, ela disse que estaria melhor se estivesse no céu, mas que gostava dos prazeres da Terra, como comer chocolate e beber uma taça de vinho todos os dias.
Publicidade
A irmã André era a pessoa mais velha da Europa já há alguns anos. Ela entrou para o Guinness World Recordsaposte e ganhe appabril como a pessoa mais velha do mundo após a morte de Kane Tanaka, uma japonesa que viveu até os 119 anos de idade.
Ela já tinha aparecido no Guinness World Records antes. Em 2021, prestes a completar 117 anos, ela havia sido a pessoa mais velha no mundo a se recuperar da covid-19.
Irmã André nasceuaposte e ganhe appuma família protestante, mas se converteu ao catolicismo e foi batizada aos 26 anos.
Ela ingressouaposte e ganhe appuma ordem de freiras conhecida como Filhas da Caridade cerca de 15 anos apósaposte e ganhe appdecisão de se tornar católica.
Ela trabalhouaposte e ganhe appum hospitalaposte e ganhe appVichy, onde passou a maior parte daaposte e ganhe appvida profissional — 31 anos.
Em uma de suas últimas entrevistas, ela disse: "As pessoas deveriam se ajudar e amar umas às outrasaposte e ganhe appvez de se odiar. Se compartilhássemos tudo isso, as coisas seriam muito melhores".
Publicidade
- Este texto foi publicadoaposte e ganhe apphttps://www.bbc.com/portuguese/internacional-64315969
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.