bwin recrutamento-4 gráficos que mostram a íntima ligação entre Brasil e Argentina

bwin recrutamento

Brasil está entre os principais parceiros comerciais argentinos e abriga também a terceira maior comunidade de argentinos inscritos para votar nas eleições no exterior.
17 nov 2023 - 16h51
(atualizado às 23h09)
Bandeiras do Brasil e da Argentina
Bandeiras do Brasil e da Argentina
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

bwin recrutamento de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina acontece no domingo (19/11), e a votação promete impactar também o Brasil.

O país está entre os principais parceiros comerciais argentinos e abriga também a terceira maior comunidade de argentinos inscritos para votar no pleito no exterior, atrás apenas dos Estados Unidos e da Espanha.

Publicidade

Outra evidência da ligação intensa entre os dois países é que, no último debate entre os dois candidatos a presidente, Javier Milei e Sergio Massa, ocorrido na noite de domingo (12/11)bwin recrutamentoBuenos Aires, o Brasil foi um dos temas debatidos.

Massa, que é o atual ministro da Economia, perguntou ao rival de direita se, caso eleito, ele pretende manter relações com o Brasil e com a China e lembrou que Milei já chamou os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping de "comunistas".

"Você pertence a um governobwin recrutamentoque o Alberto Fernández não falava com o Bolsonaro. Que problema tembwin recrutamentoeu falar ou não com o Lula?", rebateu Milei.

Massa respondeu que visitou o ex-presidente do Brasil durante a pandemia, quando ainda era deputado.

Publicidade

"Acho que o que você não está querendo dizer para as pessoas é que por preconceito ideológico, você vai deixar 2 milhões de argentinos [do setor agropecuário, portuário e automotor] sem trabalho", disse Massa.

"A ruptura do Mercosul, das relações com o Brasil e com a China, representam 2 milhões de empregos a menos e um impacto nas exportações argentinas de 28 bilhões de dólares."

E disparou: "A política exterior não pode ser regida por caprichos, por ideologia, devem ser regidas pelo interesse nacional".

Milei replicou mais uma vez, afirmando que o comércio do setor privado com o Brasil e com a China continuará existindo, mas, caso deixasse de existir, "poderia comercializar com outro lugar", ou triangular com outros países.

"Deixe de assustar as pessoas com a perda de postos de trabalho", disse Milei.

Publicidade

Mas a ligação entre Brasil e Argentina vai além da dependência comercial e da proximidade geográfica.

Confira a seguir estes e outros fatores que ajudam a ilustrar essa profunda relação.

Brasil foi um dos temas discutido no último debate antes do segundo turno das eleições argentinas: Milei (esq.) e Massa (dir.)
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Comércio exterior

Argentina e Brasil estão entre os principais parceiros comerciais de lado a lado.

Para o Brasil, a Argentina aparecebwin recrutamentoterceiro lugar, atrás de China e Estados Unidos, segundo principal destino das exportações.

Nos últimos anos, as vendas brasileiras para os argentinos foram constituídas mais de 80% por manufaturas de origem industrial, tornando o país vizinho o principal destino desses bens.

Já no caso da Argentina, o Brasil é o maior destino de suas vendas externas, seguido por Estados Unidos e China.

Números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) mostram ainda uma queda no comércio com o país vizinho, apesar de uma recuperação tímida mais recente.

Publicidade

Ainda assim, especialistas afirmam que a queda não é suficiente para tirar a Argentina da lista dos principais aliados comerciais brasileiros.

Turismo

Outro ponto importante de conexão entre as duas nações é o fluxo de turistas.

A Argentina é o país que mais produz turistas para o Brasil, segundo a Embratur e a Polícia Federal.

Do outro lado, isso também é verdadeiro, de acordo com a Embaixada argentinabwin recrutamentoBrasília

De janeiro a setembro de 2023, mais de 750 mil brasileiros foram à Argentina desfrutar das opções turísticas do país vizinho, superando os 800 mil registradosbwin recrutamentotodo o ano passado.

Entre os destinos preferidos dos brasileiros estão Buenos Aires, Bariloche e Mendoza.

Já no Brasil, a maioria dos argentinos vem por meio terrestre, sobretudo na fronteira entre Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Imigração

A Argentina é o terceiro país com mais imigrantes brasileiros na América do Sul, segundo o Ministério de Relações Exteriores.

Na região, o país só fica atrás de Paraguai e Guiana Francesa.

Já no Brasil, a Embaixada argentina estima que vivam cerca de 30 mil argentinos.

Além disso, segundo levantamento elaborado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a partir de dados do Ministério da Economia, mais de 8,3 mil argentinos integravam o mercado de trabalho formal no Brasilbwin recrutamento2021.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. grupo sportingbet telegram
  2. bet360 aposta
  3. esport bet aposta

    1. TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações