k bet-Disputa por vaga no TCU testa poder de Rodrigo Pacheco

k bet

Apadrinhado pelo presidente do Senado, Anastasia enfrenta forte concorrência de Kátia Abreu
14 dez 2021 - 05h10
(atualizado às 07h16)
Rodrigo Pacheco
REUTERS/Adriano Machado
Rodrigo Pacheco REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

k bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A influência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), será testada nesta terça-feira, 14, quando os senadores definirão irão definir quem será o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Apadrinhado por Pacheco, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) disputa a vaga com Kátia Abreu (Progressistas-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Se Anastasia for derrotado, Pacheco sofrerá um revés - o presidente do Senado é pré-candidato à sucessão de Jair Bolsonaro,k bet2022.

Os três parlamentares terão de passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois disso, o nome dos três será analisado pelo plenário. A comissão já definiu os relatores das três indicações. A candidatura de Anastasia será relatada por Cid Gomes (PDT-CE); o parecer da indicação de Kátia Abreu ficará sob a responsabilidade de Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e o de Bezerra, com Eduardo Gomes (MDB-TO).

Publicidade

Travada nos bastidores há meses, a corrida se intensificou nos últimos dias e os pretendentes à vaga trocaram acusações públicas nas redes sociais. Após notícias de que Fernando Bezerra teria aumentado o apoio na disputa, Kátia Abreu foi para o Twitter e disse estar "confiante na vitória".

Nesta segunda-feira, 13, a senadora foi novamente às redes sociais para reforçar ak betcandidatura.

Na mesma linha, o líder do governo no Senado também apresentou a justificativa parak betcandidatura. "Minha postulação baseia-se tão somentek betminha formação técnica, 40 anos de trajetória política como parlamentar e gestor, e capacidade de articulação", afirmou Bezerra Coelho.

Anastasia, pork betvez, tem sido discreto. Antes mesmo de a vaga no TCU ser aberta, Pacheco tinha firmado compromisso de apoiar o mineirok bettroca da adesão do PSD àk betcampanha para a presidência do Senado. À época, Pacheco ainda era do DEM.

Publicidade

Por estar há mais tempo na disputa, Anastasia conseguiu garantir votos logo na largada. A expectativa é de que ele também consiga votos da maioria do Podemos e do PSDB. O mineiro também tem aval de senadores governistas e da oposição. É o caso de Carlos Portinho (PL-RJ), líder do partido de Bolsonaro, e de Cid Gomes, relator da indicação de Anastasia.

Entusiastas da candidatura do senador de Minas elogiam o perfil dele e seu conhecimento técnico. Anastasia possui experiência jurídica e foi professor de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além de cumprir um acordo e garantir o aliado no TCU, a escolha de Anastasia para o posto também beneficiaria o grupo de Pachecok betMinas Gerais na eleição estadual de 2022. Alexandre Silveira, presidente do PSD de Minas e diretor jurídico do Senado, é suplente de Anastasia e quer concorrer a uma cadeira ao Senado no ano que vem. Homem da confiança de Pacheco, ele ficaria com o caminho livre caso o colega de partido saísse da política eleitoral.

Do outro lado, outros parlamentares resistem ao nome do mineiro e manifestam apoio a Kátia Abreu, que consideram mais agregadora e ter mais capacidade de articulação, tanto com Bolsonaro, já que ela é de um partido da base quanto com a oposição. Katia foi ministra de Dilma Rousseff (PT) e ainda mantém uma relação próxima com os petistas.

Publicidade

Para vencer, a senadora apostak betdissidências nos partidos dos dois concorrentes. Aliados da senadora avaliam, por exemplo, que o MDB irá rachado nessa eleição. A previsão é de que Bezerra e Kátia tenham quantidade parecida de votos no partido. Kátia já foi do MDB ek betpostulação ao TCU é articulada pelo senador Renan Calheiros (AL). Nas fileiras do MDB, as senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Rose de Freitas (MDB-ES) se comprometeram a apoiar Anastasia.

Aliados de Kátia também esperam ter apoio de parte da bancada do PSD. O filho da senadora, Irajá Abreu, por exemplo, é do partido de Anastasia. Contrariando a maioria do Podemos, o senador Oriovisto Guimarães (PR) também se comprometeu a apoiar Kátia. O paranaense é o relator da indicação da parlamentar para o TCU.

Fernando Bezerra foi o último a entrar na disputa, mas tem acelerado a campanha por votos. Com o auxílio do líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), o senador de Pernambuco tem procurado colegas e nega que haja qualquer irregularidade que o impeça de assumir o posto. Pesa contra ele uma investigação do Tribunal de Contas de Pernambuco. Bezerra garante que essa questão já foi resolvida, não havendo nada que o impeça de concorrer à vaga. O líder governista também pediu ajuda na campanha a Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente.

Por trás da escolha do novo ministro do TCU também está o interesse do Palácio do Planaltok betampliar a influência no tribunal. Hoje o Planalto tem pouca interlocução com o TCU. Bolsonaro já tentou mais de uma vez reunir os ministros para fazer uma aproximação, mas isso só resultouk betreuniões esvaziadas.

Publicidade

A vaga só foi aberta porque o chefe do Executivo resolveu nomear Raimundo Carreiro para a Embaixada do Brasilk betPortugal, antecipando uma aposentadoria na Corte que só aconteceriak bet2023.

Apesar disso, o governo tem adotado uma postura ambígua na disputa. Ministros e senadores aliados têm prometido apoio tanto para Bezerra, que é líder do governo no Senado, quanto para Kátia, que é do mesmo partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Oficialmente, o discurso é de que o governo não vai interferir na disputa.

O cargo de ministro do TCU é cobiçado por ser vitalício e ter grande influência sobre o mundo político. O tribunal foi responsável, por exemplo, pelo parecer das pedaladas fiscais que sustentaram o pedido de impeachment da então presidente Dilma. Na prática, a Corte de Contas é uma espécie de assessoria contábil do Congresso.


Fontes de referência

  1. jogo online blaze
  2. 7games the game android
  3. onabet saque minimo

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se