bet12 falcão-Do Capitólio a Brasília: a democracia sob ataque do fanatismo; leia análise

bet12 falcão

Bolsonarismo tornou-se sinônimo irrefutável de extremismo e radicalismo - mais até do que o próprio trumpismo nos EUA
9 jan 2023 - 14h48
(atualizado às 14h57)

bet12 falcão de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O cenário de terrorbet12 falcãoBrasília era, enfim, uma tragédia anunciada. A Praça dos Três Poderes viveu atos sem precedentes de golpismo contra a democracia e o Estado de Direito. O nível de virulência impetrado contra as instituições públicas transcendeu,bet12 falcãovários tons e cores, a invasão do Capitólio americano,bet12 falcão06 de janeiro de 2021.

BRASILIA DF 09-01-2023 NACIONAL INVASAO CONGRESSO NACIONAL PREDIO Invasão do prédio do Congresso Nacional Estrago patrimonial no prédio do Congresso Nacional, invadido na tarde deste domingo (8), por manifestantes bolsonaristas. É possível identificar objetos quebrados, cadeiras jogadas e vidros estilhaçados, além de extintores e mangueiras contra incêndio espalhadas pelo local. Na manhã desta segunda (9) a Polícia Federal faz perícia para avaliar danos ao Senado após as invasões. FOTO Pedro
BRASILIA DF 09-01-2023 NACIONAL INVASAO CONGRESSO NACIONAL PREDIO Invasão do prédio do Congresso Nacional Estrago patrimonial no prédio do Congresso Nacional, invadido na tarde deste domingo (8), por manifestantes bolsonaristas. É possível identificar objetos quebrados, cadeiras jogadas e vidros estilhaçados, além de extintores e mangueiras contra incêndio espalhadas pelo local. Na manhã desta segunda (9) a Polícia Federal faz perícia para avaliar danos ao Senado após as invasões. FOTO Pedro
Foto: Pedro França/Agência Senado / Estadão

Ao largo do ano eleitoral no Brasil,bet12 falcão2022, as tropas bolsonaristas alimentavam diuturnamente e de forma aberta abet12 falcãosanha golpista. O presidente derrotado,bet12 falcãopessoa, regia a orquestra do golpismo de Estado e convocava os seus apoiadores fanatizados ao descumprimento da lei e ao emprego da desordem pública e do anarquismo fascista.

A agressividade excedeu,bet12 falcãomuitas camadas, o que ocorreubet12 falcãoWashington. Havia uma coordenação mais estreita entre o comando do golpismo e os atos de terror. Eficiência do método, capacidade de coordenação, amplitude do financiamento, conivência proposital do aparato securitário e omissão articulada no campo político são alguns dos componentes que distinguem os ataques de Washington dos ataques de Brasília. Os trumpistas atuaram de forma extemporânea e menos verticalizada; já os bolsonaristas de forma premeditada, coesa e integrada.

É importante sublinhar que há inúmeros aspectos que diferenciam os ataques ao Capitólio,bet12 falcãoWashington,bet12 falcãocomparação aos ataques à democracia desferidos,bet12 falcãoBrasília.

O primeiro fator é o tempo. Bolsonaro teve mais tempo que Trump para preparar os atos golpistas. Tudo foi feito de forma calculada, meticulosa e dolosa.

O segundo fator é a coesão. Bolsonaro, diferentemente de Trump, contou com participação multissetorial de segmentos estatais, civis, políticos e empresariais na mobilização dos atos golpistas. Isto é: havia adesão e engajamento amplo e coordenado.

O terceiro fator é o método. Bolsonaro ebet12 falcãopatuleia de fanáticos não apenas importaram os ataques do estrangeiro, mas sofisticaram e refinaram os atos golpistas do Capitólio com o objetivo de intimidar, chocar e aterrorizar o país. O método empregado,bet12 falcãosuma,bet12 falcãomuito supera o método empregado no Capitólio. A partir do ocorridobet12 falcãoBrasília, eles imaginaram que a violência iria se irromperbet12 falcãooutros pontos do território nacional, lançando o paísbet12 falcãocaos absoluto.

Não é desprezível considerar que o presidente derrotado preparou o teatro de arruaça anárquica durante o seu suposto sumiço, no último mês de dezembro, e, logo, se pirulitou para a Florida para comandar e acompanhar o circo pegar fogo a partir de seu novo QG no exílio - tentando se desvincular do golpismo terrorista.

Outras características que merecem consideração na comparação entre o ocorridobet12 falcão6 de janeiro de 2021,bet12 falcãoWashington, e 8 de janeiro de 2023,bet12 falcãoBrasília, se relacionam sobretudo ao papel do aparato securitário.

As forças de segurançabet12 falcãoWashington, assim como as Forças Armadas nos EUA, foram ágeis e efetivas na reaçãobet12 falcãocomparação ao que ocorreubet12 falcãoBrasília. Nos EUA os aparatos civil e securitário locais não se colocaram à serviço do golpismo e dos atos de terror contra as instituições públicas - como Trump queria. E isso, sem dúvida, permitiu a rápida contenção de danos ao patrimônio público na capital americana; o que não ocorreu, enfim, na Praça dos Três Poderes,bet12 falcãoBrasília. O trumpismo não conseguiu se arraigar no aparato securitário e político como o bolsonarismo logrou se enraizarbet12 falcãoambos.

Em Washington, o ataque se concentrou apenas no Congresso americano, enquanto,bet12 falcãoBrasília, os ataques foram contra os Três Poderes da República - para que não restasse dúvida alguma da pretensão golpista e antidemocrática do terrorismo bolsonarista.

Foram objeto de atos de terror o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e a Presidência da República. Nos EUA, a Casa Branca e a Suprema Corte foram protegidas e resguardas dos atos de violência dos fanáticos trumpistas.

Algumas perguntas merecem ser feitas: quais serão as consequências práticas no campo político e as consequências jurídicas no campo penal? Como sai a democracia brasileira desse trágico episódio? Como fica o tecido social brasileiro após esse trauma? Bolsonaro terá coragem de retornar ao Brasil?

Os ataques contra os Três Poderes da República, contra os símbolos nacionais e contra a memória histórica do Estado Brasileiro, revelam que o Brasil ainda terá que percorrer um árduo caminho para se pacificar. Por hora, uma coisa é certa: o bolsonarismo tornou-se sinônimo irrefutável de fanatismo; extremismo; e radicalismo - mais até do que o próprio trumpismo no norte do hemisfério. Um perigo letal à Democracia e à coexistência pacífica entre os divergentes.

Hussein Kalout é cientista político, professor de Relações Internacionais e pesquisador na Universidade Harvard. Foi Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Publicidade

Fontes de referência

  1. aposta alcance de gols
  2. pixbet cassino roleta
  3. bet 77 bet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se