globoesporte fluminense de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido e integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, atribui o colapso na rede de saúde que atingiu seu Estado no início do ano a dois fatores: "incompetência e irresponsabilidade" das autoridades estaduais e federais.
"Ao governo do Estado do Amazonas não faltou dinheiro, faltou competência, compromisso e responsabilidade. Ao Ministério da Saúde faltou, lamentavelmente, a mesma coisa, porque são os coordenadores da comissão tripartite (do Sistema Único de Saúde)", afirmou Braga, ex-governador do Estado,globoesporte fluminenseentrevista ao Estadão.
PublicidadeAdversário político do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e pré-candidato à sucessão estadual, Braga evitou responsabilizar o presidente Jair Bolsonaro diretamente pela crise de falta de oxigênio. "Não posso fazer prejulgamento". O senador lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou Lima de prestar depoimento na CPI. "Ele preferiu não ir à CPI para esclarecer tudo isso. Morreram mais de 13 mil pessoas no Amazonas", disse o emedebista.
O colegiado ouve nesta terça-feira, 15, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo. Ele é alvo de apuração da Polícia Federal por desvios de recursos da saúde e chegou a ser preso por cinco dias no início de junho.
O governador do Amazonas não foi à CPI após decisão do Supremo Tribunal Federal. De que forma os trabalhos da CPI são afetados se não puder ouvir governadores?
No caso do Amazonas é o fato determinado da CPI e, na realidade, a ministra (do STF) Rosa Weber facultou a ele o direito de decidir se ia ou não ia. Ele optou por não ir à CPI e não prestar esclarecimentos sobre as questões gravíssimas que aconteceram no Estado do Amazonas. O Amazonas tinha R$ 478 milhõesgloboesporte fluminensecaixagloboesporte fluminense31 de dezembro de 2020 no fundo estadual de saúde. Não faltava dinheiro para comprar oxigêniogloboesporte fluminensequalquer lugar do mundo e não deixar os amazonenses morrerem, faltou competência, compromisso, amor, planejamento e sobrou inépcia e incompetência. Lamentavelmente, meu Estado já sofreu quatro operações da Polícia Federal envolvendo o governador e recursos da covid-19. Ele preferiu não ir para a CPI para esclarecer tudo isso. Morreram mais de 13 mil pessoas no Amazonas.
Publicidade