éo brazino-Imprensa internacional repercute ação de terroristas contra as sedes dos Três Poderes

éo brazino

Maiores jornais do mundo apontaram relação de grupos extremistas com o ex-presidente Jair Bolsonaro e destacaram pronunciamento de Lula após a invasões
8 jan 2023 - 20h22
(atualizado às 20h33)
Golpistas invadem Congresso, Palácio do Planalto e STF
Golpistas invadem Congresso, Palácio do Planalto e STF
Foto: Adriano Machado / Reuters

éo brazino de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Os principais jornais do mundo destacaraméo brazinosuas edições on-line na tarde deste domingo, 8, o ataque de grupos radicais contra as sedes dos Três Podereséo brazinoBrasília. Os principais veículos de imprensa dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e Itália retrataram a tensão na capital federal.

O The Washington Post, dos Estados Unidos, destacou na manchete do seu portal a participação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos golpistas. "Apoiadores de Bolsonaro invadem Congresso e Corte do Brasil", escreveu o jornal. Na matéria principal, o jornal destaca que "milhares de apoiadores radicais" de Bolsonaro "invadiram e vandalizaram o Congresso do país, a Suprema Corte e o prédio presidencial".

Publicidade

"As cenas dos manifestantes, muitos dos quais alegam falsamente que a eleição foi roubada, quebrando janelas, percorrendo os corredores do Palácio do Planalto, trouxeram comparações assustadoras da insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos Estados Unidos por apoiadores do presidente Donald Trump", escreveu a publicação.

Também dos Estados Unidos, o The New York Times escreveu: "Manifestantes protestando contra eleições no Brasil invadem escritórios do governo". A publicação americana também destacou a relação dos grupos extremistas com o ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o ato golpista "foi o culminar violento de incessantes ataques retóricos aos sistemas eleitorais do país por parte de Bolsonaro, que perdeu um segundo turno para Luiz Inácio Lula da Silvaéo brazinooutubro."

No Reino Unido, o The Guardian afirmou que "apoiadores de Bolsonaro atacam Palácio Presidencial". O jornal britânico também destacou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escrevendo: "Lula condena 'barbárie' e critica polícia brasileira após protesto".

O francês Le Monde escreveu que "No Brasil, apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso e o palácio presidencial, Lula decreta 'intervenção federal', detalhando que "apoiadores do ex-presidente de extrema direita, contrários ao retorno de Lula ao poder, forçaram a entrada e saquearam os principais locais de poderéo brazinoBrasília no domingo. A polícia anunciou que havia feito as primeiras prisões".

Publicidade

Também na França, o Le Parisien manchetou "Brasil: Apoiadores de Bolsonaro invadem Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal", relatando que "A área ao redor desses locais de poder havia sido isolada pelas autoridades, mas os bolsonaristas que se recusam a aceitar a eleição de Lula conseguiram romper os cordões de segurança neste domingo". O jornal também destacou a fala do presidente francês, Emmanuel Macron, após o ataque: "Macron promete 'apoio inabalável da França' a Lula".

O italiano Corriere Della Serra escreveu: "Brasil, milhares de apoiadores de Bolsonaro invadem Parlamento: confrontos e violência; Lula: 'Terroristas serão punidos'".

Em Portugal, O Público começou a noite repercutindo a declaração do presidente Lula: "Lula decreta intervenção federal para garantir segurança". Em um destaque secundário, o jornal lusitano afirmou que "Bolsonaristas vandalizam a democracia brasileira com a complacência da polícia".

O Diário de Notícias também destacou a fala do ex-presidente, detalhando que o "presidente brasileiro prometeu levar à Justiça 'fanáticos fascistas' que invadiram sedes dos três podereséo brazinoBrasília e disparou sobre Bolsonaro".

Publicidade

O espanhol El País publicou: "Milhares de apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso, a Presidência e o Supremo Tribunal Federal". E detalhou: "A polícia retoma o controle da sede dos três poderes e o presidente Lula acusa o antecessor de incentivar a invasão".


Fontes de referência

  1. rodadas grátis na betano hoje
  2. betmotion cadastro
  3. sportingbet aposta multipla

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se