esportenetsp-Fachin decreta prisão preventiva de Joesley e Saud

15 set 2017 - 07h50
O empresário Joesley Batista  teve a prisão preventiva decretada pelo Supremo
O empresário Joesley Batista teve a prisão preventiva decretada pelo Supremo
Foto: Reuters

esportenetsp de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decretou na noite dessa quinta-feira a prisão por tempo indeterminado do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do ex-executivo do grupo Ricardo Saud.

Ambos cumpriam prisão temporária desde o domingo passado e estão detidos na Superintendência da Polícia FederalesportenetspBrasília, mas o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro a conversão do mandadoesportenetspprisão preventiva. Com a decisão, eles devem ser transferidos para o presídio da Papuda, no Distrito Federal.

Publicidade

Para sustentar o novo pedido, Janot informou ao ministro que decidiu anular a imunidade penal que foi concedida por ele a Joesley e Saud por ter concluído que os acusados omitiram informações da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante o processo de assinatura do acordo de delação premiada.

Na quarta-feia (13), a defesa dos acusados pediu ao Supremo concessão de liberdade aos acusados. Na petição, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, refirmou que os acusados jamais cooptaram o ex-procurador da República Marcello Miller para atuar a favor da J&F e que não omitiram informações da PGR.

"Demonstrada, enfim, a absoluta ausência de indícios de ocultação de provas, cuja plausibilidade é presunção meramente hipotética, aguarda a defesa que os requerentes sejam colocadosesportenetspliberdade, quando findo o prazo de cinco dias, permanecendo até lá e sempre à plena disposição desta Colenda Corte, bem como das autoridades investigativas, no fiel cumprimento dos termos do acordo de colaboração", argumentou o advogado.

Na decisão, Fachin citou a situação de Joesley Batista. Para o ministro, além de ser acusado com Saud de omitir fatos criminosos na delação, Batista teve outra prisão decretada pela Justiça de São Paulo sob a acusação de manipular o mercado de capitais para beneficiar a JBS, uma das empresas do grupo J&F.

Publicidade

"Ao ser agraciado por sanção premial de não denúncia, e após a suposta prática de inúmeros delitos, o citado agente teria, mesmo assim, persistido na prática ilícita. Além disso, a alegada utilização da Procuradoria-Geral da República para propiciar a realização de infrações penais denota a periculosidade concreta do agente, o que, mormente quando inseridoesportenetspcontexto de organização criminosa, torna imperiosa a adoção da medida gravosa", decidiu.

esportenetsp

Veja também
Estudante luta com ladrões e salva única cópia deesportenetspdissertação de mestrado
Video Player
Agência Brasil

Fontes de referência

  1. novibet kaizen
  2. como fazer aposta da quina online
  3. estrela de bet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se