atendimento ao cliente novibet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, exaltou a lisura do processo eleitoral brasileiro e criticou os ataques sofridos pelas instituições eleitorais ao longo das eleições deste ano. A declaração foi feita durante discurso realizado na diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira, 12.
PublicidadeO vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), também foi diplomado. A cerimônia oficializa o resultado das urnas formalmente, e é diferente da posse, que só ocorrerá em 1º de janeiro de 2023, quando o mandato começa.
"Essa diplomação consiste no reconhecimento da lisura do pleito eleitoral e na legitimidade política conferida soberanamente pela maioria do povo brasileiro por meio do voto direto e secreto. A Justiça Eleitoral se preparou para garantir com coragem e segurança a transparência e lisura das eleições e a legitimação dos vencedores por meio da presente diplomação", disse Moraes durante o discurso.
"Ataques antidemocráticos"
Em seguida, Moraes subiu o tom para falar sobre os constantes ataques sofridos pelos ministros e membros das instituições eleitorais ao longo da corrida presidencial. "A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia, eficiência e com celeridade os ataques antidemocráticos ao estado de direito e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o poder judiciário", completou.
O presidente do TSE prometeu ainda identificar e punir membros e grupos que, ao longo da campanha eleitoral, promoveram ataques à democracia brasileira, com a promessa que o mesmo não se repita no próximo pleito.
Publicidade