bwin o'que é-Oposição critica governo Lula por 'uso político' do atobwin o'que émemória ao 8 de Janeiro

bwin o'que é

Parlamentares usaram as redes sociais para fazer críticas ao evento realizadobwin o'que éBrasília, descrito como 'teatro' e 'midiático'
9 jan 2025 - 10h40

bwin o'que é de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O atobwin o'que émemória aos ataques de 8 de janeiro de 2023, realizado nesta quarta-feira, 8,bwin o'que éBrasília, provocou reações da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Críticas foram dirigidas ao governo, que foi acusado de usar a data como "palanque político". O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o evento foi "uma ode ao crime impossível de tentativa de golpe". Já o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) descreveu a solenidade como um "teatro" e acusou o governo de usar uma tragédia para se vitimizar.

As ausências da cúpula dos Poderes marcaram o evento. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, não compareceram.

Publicidade

Os gastos de R$ 40 milhões para a criação do Museu da Democracia também foram alvos de críticas. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que o projeto "eterniza narrativas" e questionou a utilização da palavra golpe para descrever os atos de 2023.

O museu foi anunciadobwin o'que é2024, um ano após os ataques golpistas, como forma de lembrar os atos contra os Três Poderes e preservar a memória da democracia brasileira. Como mostrou o Estadão, o projeto, no entanto, não saiu do papel. Ao longo do ano, o governo cortou 100% dos recursos previstos para a construção. Além disso, não incluiu nenhum centavo para o projeto no Orçamento de 2025, enviado ao Congresso.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) classificou o evento realizado pelo governo Lulabwin o'que éBrasília como "midiático" e pediu maior equilíbrio entre os Poderes.

A oposição também questionou o papel do STF. Parlamentares criticaram o que consideram ser um excesso de interferênciabwin o'que éprerrogativas legislativas,bwin o'que éespecial nos temas relacionados aos ataques do 8 de Janeiro.

Publicidade

Opositores do governo apontaram ainda que atos semelhantes ao vandalismo daquele dia foram minimizadosbwin o'que éoutros momentos históricos. Para o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), Lula fez "proselitismo político sobre um cadáver", ao falar da morte de um dos presos no 8 de Janeiro.

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, abriu os discursos com uma declaração que focou na restauração de obras de arte e peças históricas danificadas durante os ataques. Ela classificou os acontecimentos como expressão de "ódio".

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou a importância de punir os responsáveis pelos atos de vandalismo e mencionou investigações relacionadas à tentativa de golpebwin o'que é2022. Lula também reconheceu a presença de militares e elogiou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, relator dos processos sobre os ataques. O magistrado foi ovacionado pela plateia, majoritariamente composta por apoiadores do governo.

Moraes aproveitou o momento para reforçar a necessidade de regulação das redes sociais. Ele criticou big techs e afirmou que "as redes sociais não são terra sem lei" no Brasil. A declaração ocorreu no contexto de comentários do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que alegou a existência de "tribunais secretos" na América Latina atuando contra plataformas digitais.

Publicidade

bwin o'que é

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Fontes de referência

  1. jogo bingo da dinheiro
  2. 22bet deposito minimo
  3. melhores sites de apostas para iniciantes

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se