athletico esportes da sorte-PMDB assume presidência pela terceira vez sem ganhar eleição

12 mai 2016 - 13h50
(atualizado às 15h11)
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

athletico esportes da sorte de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A substituição da presidente Dilma Rousseff por seu vice, Michel Temer, faz com que o PMDB, maior força política parlamentar do País, assuma pela terceira vez a presidência da república sem nunca ter vencido eleições para o cargo.

A decisão do Senado de afastar Dilma por 180 dias, prazo máximo do julgamento que pode levá-la ao impeachment, coloca novamente na poltrona presidencial um partido que, apesar deathletico esportes da sortegigantesca força, nunca teve um candidato competitivo à presidência.

Publicidade

É exatamente por seu tamanho, que o transformouathletico esportes da sorteuma instituição amorfa e heterogênea que cobre sob o mesmo manto grupos de diversas ideologias e grandes caciques de todas as regiões do país, que o impede de ser competitivoathletico esportes da sorteeleições presidenciais, de acordo com analistas entrevistados pela Agência Efe.

O PMDB já governou o País outras duas vezes, quando vice-presidentes da legenda substituíram os presidentes. José Sarney (1985-1990), até hoje um dos principais líderes do partido, assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, de quem foi companheiro de chapa como vice-presidente, pouco antes de assumir.

Itamar Franco (1992-1994), também eleito vice-presidente, substituiu o hoje senador Fernando Collor quando ele renunciou à presidência, pressionado por um escândalo de corrupção e às vésperas de sofrer um impeachment.

Temer, eleito vice-presidente de Dilma Rousseff tantoathletico esportes da sorte2010 comoathletico esportes da sorte2014 emathletico esportes da sortecondição de presidente do PMDB - o que garantiu ao partido sete ministérios até há apenas um mês - será o terceiro presidente pemedebista.

Publicidade
Foto: Agência Brasil

O partido, que tem o maior número de governadores e prefeitos do país, as maiores bancadas no Senado e na Câmara, só apresentou duas vezes candidatos à presidência às eleições diretas desde que foi fundado,athletico esportes da sorte1980, eathletico esportes da sorteambas sofreu duras derrotas.

Em 1989, nas primeiras eleições diretas desde o fim da ditadura militar (1964-1985), Ulysses Guimarães foi o candidato. Mas o veterano político, apesar ser um dos mais destacados opositores ao regime militar, teve que se conformar com um sétimo lugar, ao obter somente 4,73% dos votos.

A segunda e última vez foi nas presidenciais de 1994, quando Orestes Quércia foi o quarto colocado, com apenas 4,38% da preferência do eleitorado.

O PMDB não lançou nem apoiou nenhum candidato nas eleições de 1998 e de 2006. Em 2002 a então senadora Rita Camata foi candidata a vice de José Serra (PSDB), derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva, eathletico esportes da sorte2010 e 2014 Temer foi o candidato a vice-presidente de Dilma.

"O PMDB tem muitos líderes regionais e interesses distintos, assim como uma grande complexidade, o que o impede de entrarathletico esportes da sorteacordo para ter um candidato próprio à presidência", explicou à Efe o analista político José Luiz Niemeyer, coordenador de pós-graduação do Ibmec.

Publicidade

Para ele, a heterogeneidade e as rivalidades internas, assim comoathletico esportes da sortesede por cargos eathletico esportes da sortenecessidade de estar no poder tornam mais fácil para o PMDB negociar alianças do que apresentar candidatos próprios.

Segundo o analista político Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PMDB prefere o papel de principal aliado de um governo, o que garante uma grande fatia do poder,athletico esportes da sortevez de correr o risco de perdê-loathletico esportes da sorteuma disputa eleitoral.

Por isso, ironicamente o partido sempre esteve no poder desde que o Brasil voltou à democracia, com ministros durante os governos Collor (1990-1992), Itamar Franco (1992-1995), Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Lula (2003-2011) e Dilma (2011-2016).

Segundo os analistas, a partido integrou essas diferentes coalizões governistas graças aathletico esportes da sortevocação para o clientelismo, o caciquismo, a corrupção e outras práticas associadas à "politicagem", exatamente o alvo das críticas de milhões de brasileiros que foram às ruas contra o governo nos dois últimos anos.

Publicidade

Em troca de maiorias no governo da vez no Congresso, o partido ocupou preferencialmente os ministérios responsáveis por grandes obras públicas e investimentos milionários, como Minas e Energia.

Foto: Agência Brasil

Alguns de seus apadrinhados na Petrobras, por exemplo, são os principais protagonistas do gigantesco escândalo na companhia, e vários de seus deputados e senadores estão entre os indiciados na maior investigação de casos de corrupção da história do Brasil, a operação Lava Jato.

Entre os peemedebistas envolvidos, destacam-se os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, assim como alguns dirigentes que poderiam integrar o ministério de Temer, como o senador Romero Jucá.

A decisão do PMDB,athletico esportes da sortemarço, de romper com o governo e se alinhar com a oposição, que liderava a movimentação pelo julgamento do impeachment de Dilma, acabou balançando o placar a favor do processo contra a presidente.

Publicidade

Atrás do PMDB e de Temer, que abertamente negociou nas últimas semanas a composição de seu governo, foram vários partidos que até então integravam a base de apoio do governo no legislativo.

  

Fontes de referência

  1. jogo de cartas para jogar com amigos online
  2. 7games aplicativo do aplicativo
  3. novibet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se