Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, advogado e defensor do líder do PCC André de Oliveira Macedo, foi preso por suposto envolvimento com servidores e políticos para encaminhar desvios de recursos públicos. Além de Tupinambá, 12 outros investigados também foram detidos, incluindo três vereadores.
ebet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O advogado Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, defensor do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) André de Oliveira Macedo, o André do Rap, foi preso na terça-feira, 16. Ele é suspeito de estar envolvido com servidores e políticos para encaminhar desvios de recursos públicos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Tupinambá é advogado criminalista e especialistaebetDireito Penal e Direito Processual Penal. Dono do próprio escritório de advocacia, localizadoebetCubatão (SP), na Baixada Santista, ele defende André do Rap desde 2020. Apesar de ter cerca de 14 anos de advocacia criminal, seu nome começou a circular nacionalmente quando o inquérito contra André do Rap foi trancado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ),ebetabril do ano passado.
PublicidadeA prisão foi feita no bojo da Operação Muditia, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Militar, para apurar crimes supostamente praticados por uma quadrilha ligada ao PCC. A suspeita é de que os criminosos fraudavam licitaçõesebetcontratos que chegam a R$ 200 milhões fechados com prefeituras e Câmaras municipais do Estado. A reportagem tenta contato com a defesa de Tupinambá.
Em entrevistas dadasebet2020, logo após a fuga de seu cliente, ele negou que soubesse dos planos de André do Rap de escapar da Justiça. Ao site de notícias jurídicas Vade News, Tupinambá disseebetmaio de 2023 que o cliente era alvo de fake news, que, segundo ele, influenciam decisões judiciais que muitas vezes acabamebet"julgamentos injustos".
O advogado foi preso preventivamente investigado por suposta ligação com esquema de fraudesebetlicitações para contratação de servidores terceirizados por prefeituras e Câmaras municipais. Em documentos de 2022 e 2023 da Câmara Municipal de Cubatão, Tupinambá aparece como diretor-secretário no Legislativo municipal.
Em seu perfil pessoal no Instagram, que reúne 8,5 mil seguidores, o advogado posta conteúdos relacionados à advocacia e ao seu exercício na Câmara Municipal, além de mostrar viagens internacionais e bens, como uma foto de um Porsche com a legenda "não basta sonhar, trabalhe".
Publicidade