aposta para presidente pixbet-Câmara aprova acordo entre Brasil e EUA para utilização da base de Alcântara

aposta para presidente pixbet

Uso comercial do local permitirá lançamento de satélites americanos; texto vai ao Senado para apreciação
22 out 2019 - 22h29

aposta para presidente pixbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou, por 329 votos a favor e 86 contrários, o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos que permitirá aos norte-americanos fazer o lançamento de satélites e foguetes da base de Alcântara, no Maranhão. O texto agora vai ao Senado para apreciação.

Os dois países negociam há quase 20 anos um acordo de salvaguardas tecnológicas, que permite o uso comercial do local. Em 2000, o Congresso rejeitou a proposta que estava sendo costurada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sob a justificativa que ele feria a soberania nacional.

Publicidade
Militar. Base de Alcântara, no Maranhão; acordo assinado com os EUA precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional
Militar. Base de Alcântara, no Maranhão; acordo assinado com os EUA precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional
Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL / Estadão

O acordo prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana utilizado no lançamento de foguetes e mísseis a partir de Alcântara. Atualmente, os Estados Unidos dominam o mercado mundial do setor aeroespacial e 80% dos equipamentos tem tecnologia patenteada pelos americanos.

Comercialmente, a base localizada no Maranhão é atrativa porque fica próxima à linha do Equador e, de acordo com estimativas de técnicos do governo, os lançamentos consomem,aposta para presidente pixbetmédia, 30% a menos de combustível.

O documento foi assinadoaposta para presidente pixbetmarço entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente americano Donald Trump. O gesto foi um dos primeiros gestos de aproximação entre os dois países após a eleição do brasileiro. Os recursos obtidos da exploração comercial de Alcântara poderão ser usados no Programa Espacial Brasileiro.

Aprovado o acordo, espera-se que Brasil seja "inserido no mercado mundial de lançamento de foguetes passando a deter, no mínimo, um por cento desse mercado mundial, o que representaria ganhos estimados de 10 bilhões de dólares a partir de 2040, consolidando o País como um forte protagonista do segmento de lançamentos", afirma o Ministério da Ciências e Tecnologias no texto encaminhado à Câmara.

Publicidade

A oposição foi contra o acordo, argumentando que ele fere a soberania nacional e afeta a vida dos quilombolas presentes na área.


Fontes de referência

  1. difference between cbet and kbet
  2. site de análise futebol virtual free
  3. globo esporte sport

    1. TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se