FALSO - Vídeo de 2022 que voltou a circular nas redes sociais mente ao afirmar que o eleitor pode perder voto se apertar a tecla “Confirma” durante a exibição de uma mensagem de verificação na urna eletrônica. O aviso na tela de “Confira seu voto” foi implementado a partir das últimas eleições gerais, e tem como objetivo somente permitir que o eleitor revise o voto antes da confirmação.
pré aposta esportiva de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Conteúdo investigado: Homem afirma,pré aposta esportivavídeo, que o eleitor pode perder o voto caso aperte a tecla "Confirma" ao aparecer mensagem de verificação “Confira seu voto” na tela da urna eletrônica.
Onde foi publicado: WhatsApp.
PublicidadeConclusão do Comprova: O eleitor não perde o voto ao apertar a tecla “Confirma” enquanto é exibida a mensagem “Confira seu voto” na urna eletrônica. Conteúdo informando o contrário é falso e já foi desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições gerais de 2022, mas voltou a circular nas redes sociais com a proximidade do pleito municipal de 2024.
Naquele ano, o TSE estreou um novo modelo de urna, o UE2020. O equipamento trouxe mudançaspré aposta esportivarelação à versão anterior, de 2015. Entre elas estava a implementação de um breve período de espera antes da confirmação do voto. Com duração de um segundo, a mensagem surge após o preenchimento dos números dos candidatos escolhidos, assim como dos votos nulos oupré aposta esportivabranco. É depois deste alerta que o eleitor pode clicarpré aposta esportiva“Confirma” ou “Corrige”.
Para as eleições deste ano, um novo modelo de urna, o UE2022, será utilizado. Segundo o tribunal, as diferençaspré aposta esportivarelação ao modelo anterior são mínimas, com mudanças apenas no design e melhorias relacionadas à capacidade de processamento das informações e à interação com o mesário e a configurações de segurança do equipamento. Não há alterações relacionadas às mensagens exibidas na tela.
Em 2022, com a novidade, o TSE divulgou um vídeo educativo nas redes sociais. Após a circulação de desinformação sobre o “Confira seu voto”, o órgão divulgou um esclarecimento, que já foi atualizadopré aposta esportiva2024, já que o conteúdo falso voltou a circular.
Publicidade