csa e vasco palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Presidente nacional do PSOL, o historiador gaúcho Juliano Medeiros, de 37 anos, afirmou que a aparição do partido no segundo turno de duas capitais faz a legenda se credenciar a influenciar na disputa presidencial de 2022, como oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Em São Paulo, o candidato Guilherme Boulos apareceu com 35% das intenções de voto na pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mais recente, atrás de Bruno Covas (PSDB), com 47%. Em Belém, Edmilson Rodrigues aparece com 45%, ante 43% de Delegado Eguchi (Patriota).
Em entrevista ao Estadão, Medeiros disse que os partidos de esquerda no Brasil passam por um momento de transformação e de reequilíbrio de forças e que todos os políticos desse campo são atingidos pelo antipetismo. Segundo ele, o PSOL se beneficiou da chegada de novos atores, como Boulos e ativistas de causas identitárias, como o combate à homofobia e ao racismo. Na avaliação do dirigente, isso aproxima a legenda de um novo ciclo da esquerda mundial, conectada a movimentos como o Podemos, da Espanha, e a Frente Ampla, do Chile.
PublicidadeSobre a pecha de ser "radical", Medeiros afirmou que o partido quer "ressignificar" a expressão, fazendo questão de se distanciar dos extremistas.
csa e vasco palpite
Qual o balanço do primeiro turno das eleições municipais?Primeiro, o grande derrotado é o Jair Bolsonaro. A imensa maioria dos candidatos apoiados por ele teve péssima votação. Segundo, há um relativo enfraquecimento da polarização de 2018 e uma nova polarização toma lugar, não tanto entre personagens e partidos, mas entre projetos. De um lado, forte intervenção do Estado, recuperação da capacidade de investimento, financiamento adequado de políticas públicas. De outro, ajuste fiscal, privatizações.
Ecsa e vasco palpiterelação à esquerda?
Ficou evidente que a teoria do demônio de duas cabeças, de um lado o bolsonarismo e, de outro, a esquerda caiu por terra. O PSOL foi o partido que mais cresceu no Brasil, emboracsa e vasco palpitenúmeros absolutos não seja comparável com os antigos partidos. E o restante da esquerda não foi mal.
Qual o impacto do resultado desta eleição numa recomposição da esquerda no Brasil?
Acho que isso já está acontecendo. Há uma saudável e positiva disputa de projetos na esquerda que não tem impedido a unidade na oposição ao Bolsonaro, mas é expressacsa e vasco palpiteformas diferentes de interpretar a sociedade brasileira. O PSOL representa a agenda da nova esquerda que tem suas representações na Europa e na América Latina. O PT vem de uma tradição mais longeva, um partido socialista moderado. E tem um bloco de forças reivindicando a posição de um bloco social-democrata no Brasil, o PDT, o PSB, a Rede, o PV. A gente ouve falar de lideranças que não estão confortáveiscsa e vasco palpiteseus partidos e alimentariam a expectativa de uma nova legenda, mas não vejo espaço para isso.
Publicidade