betano eleições-TSE cassa mandato e torna inelegível aliado ruralista de Lula

betano eleições

Segundo o MP, Neri Geller arrecadou recursos de empresas - o que é proibido pela legislação eleitoral
24 ago 2022 - 08h39
(atualizado às 09h05)
Neri Geller
Neri Geller
Foto: Paulo Sergio

betano eleições de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de deputado federal e candidato a senador pelo Mato Grosso, Neri Geller, aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tem sido um elo do petista com o agronegócio, informou o Ministério Público Eleitoralbetano eleiçõescomunicado na noite de quarta-feira.

A corte eleitoral acatoubetano eleiçõesdecisão unânime pedido do MP para cassar o mandato de Geller e torná-lo inelegível por oito anos por entender que ele captou recursos de forma ilícita parabetano eleiçõescampanha eleitoralbetano eleições2018.

Publicidade

Segundo o MP, Geller arrecadou recursos de empresas - o que é proibido pela legislação eleitoral - por meio de uma triangulação bancária envolvendo seu filho. Segundo o MP, a quebra do sigilo bancário autorizada pela Justiça revelou o alegado esquema de arrecadação de doações eleitorais junto a empresas.

"A movimentação financeira entre eles teve por escopo evitar que se evidenciasse a vinculação entre as doações e recursos recebidos de pessoas jurídicas", disse o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, no parecer enviado ao TSE.

Em julho, Lula fechou apoio à candidatura de Geller, vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), ao Senadobetano eleiçõesuma negociação que envolveu também o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) --também ligado ao agronegócio.

O apoio veiobetano eleiçõestroca do envolvimento de Geller, que foi ministro da Agricultura no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, e Fávarobetano eleiçõesum movimento que está levando setores do agronegócio a se aproximar de Lula,betano eleiçõesum sinal de insatisfação com a política do presidente Jair Bolsonaro (PL) e, também, um reflexo das pesquisas eleitorais, que colocam Lula à frente do atual presidente.

Publicidade

Em nota divulgada na conta do deputado no Twitter, a assessoria jurídica de Geller disse que ele foi cassado de forma injusta e que a assessoria continuará a trabalhar no caso.

"O deputado federal Neri Geller foi cassado injustamente e prova irrefutável disso foi a decisãobetano eleiçõescima de um pedido que sequer fazia parte dos autos", afirma a nota.

"Geller foi condenado por ser produtor rural, e por natureza intrínseca, vender soja e milho. A partir da decisão do TSE, a assessoria jurídica do parlamentar continuará trabalhando pelos meios judiciais cabíveis ao caso."

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

Fontes de referência

  1. novibet glassdoor
  2. 7games app esportivo
  3. casa de apostas ufc

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações